Lula deve enviar indicação de Messias ao STF para o Senado em fevereiro

O presidente considera que o cenário está mais favorável para aprovação; ele também formalizou nome para o TST

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve encaminhar em fevereiro a mensagem presidencial ao Senado com a indicação de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal (STF). As informações são da emissora CNN.

No mesmo documento, Lula também formalizará a escolha da desembargadora Margareth Rodrigues Costa, do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, para uma vaga no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

O envio da mensagem dá início ao processo de tramitação no Senado. Só assim será possível a marcação das sabatinas do ministro-chefe da Advocacia-Geral da União e da desembargadora do TST.

Lula considera Senado mais amigável para aprovação de Messias

Messias foi indicado ao STF em novembro, mas Lula adiou o envio do nome ao Senado diante de sinais de resistência entre parlamentares. Agora, aliados de Lula, senadores e ministros do STF avaliam que as articulações avançaram nos últimos meses, as objeções perderam força e o ambiente tornou-se mais favorável à aprovação da indicação.

Um dos primeiros sinais desse arrefecimento foi uma conversa telefônica entre Lula e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, no fim do ano passado. Na ocasião, o petista agradeceu a aprovação do Orçamento de 2026.

Os dois também participaram de um jantar fora da agenda oficial no Palácio da Alvorada, residência da Presidência, para reaproximação política. Uma nova conversa entre Lula e Alcolumbre é esperada ainda neste mês e é considerada decisiva para viabilizar a aprovação de Messias e o envio da mensagem presidencial ao Senado.

Crédito Revista Oeste

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *