IBGE muda chefia de Contas Nacionais às vésperas da divulgação do PIB

A exoneração de Rebeca Palis teria ocorrido a pedido de Marcio Pochmann, que está à frente do instituto desde 2023

A menos de dois meses da divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) de 2025, marcada para 3 de março, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) promoveu uma mudança no comando do departamento de Contas Nacionais, área responsável pelo cálculo do principal indicador da economia brasileira.

Em nota divulgada na segunda-feira 19, o instituto informou a saída de Rebeca Palis da coordenação do departamento. Ela estava no cargo desde 2015 e era considerada uma das principais referências técnicas do IBGE em estatísticas macroeconômicas.

O departamento de Contas Nacionais é responsável pela consolidação dos dados que medem a atividade econômica do país, incluindo produção, consumo das famílias, investimentos, poupança e renda. As estatísticas servem de base para análises fiscais, decisões de política econômica e projeções do mercado.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a exoneração teria ocorrido a pedido de Marcio Pochmann, que está à frente do instituto desde 2023.

Movimentação no IBGE ocorre em meio ao fechamento do PIB

A troca ocorre em meio à fase final de fechamento do PIB anual, etapa que envolve revisões metodológicas, consolidação de bases administrativas e ajustes em séries históricas. O dado do PIB anual é considerado o mais sensível e relevante entre as estatísticas produzidas pelo instituto.

O IBGE não detalhou os motivos da saída de Palis nem informou quem assumirá o comando do departamento de forma definitiva. Também não houve indicação de mudança metodológica nem revisão extraordinária nos cálculos do PIB de 2025.

A mudança no comando ocorre em um momento de forte atenção sobre os números da economia, diante do impacto do crescimento no debate fiscal, na política monetária e na avaliação do desempenho do governo Lula.

Crédito Revista Oeste

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *