Segurança foi reforçada neste sábado, 24, na véspera do fim da caminhada de Minas a Brasília
O governo do presidente Lula instalou neste sábado, 24, uma cerca ao redor do Palácio do Planalto para reforçar a segurança. As grades de proteção foram colocadas na véspera da manifestação prevista para ocorrer neste domingo, 25, em Brasília.
O ato é organizado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que começou uma caminhada de 240 km, de Paracatu (MG), até Brasília, na última segunda-feira, 19. Neste sábado, 24, a caminhada já reúne milhares de pessoas. A ideia é protestar contra as prisões de Jair Bolsonaro e dos manifestantes do 8 de janeiro, presos por crimes que não ocorreram.
Milhares nas ruas. Nenhum artista, nenhum incentivo. Só quem trabalha e banca o país. O silêncio da Globo diz mais que qualquer manchete. pic.twitter.com/qHibPvLbZy— Giovani Cherini (@giovanicherini) January 24, 2026
Na sexta-feira 23, o ministro do STF Alexandre de Moraes proibiu qualquer manifestação ou acampamento próximo da Papudinha, onde Bolsonaro está preso.
Em nota, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República falou sobre a decisão de instalar uma cerca em volta do Planalto. O texto afirma que “em virtude da possibilidade de manifestações programadas em locais próximos à instalação presidencial, as grades são utilizadas como medida de reforço, conforme os protocolos de segurança”.
Nikolas passa a usar colete à prova de balas em caminhada
Neste sábado, 24, o deputado federal Nikolas Ferreira passou a usar colete à prova de balas durante a Caminhada pela Liberdade. A decisão veio depois de alertas sobre riscos à sua integridade física.
Neste sábado, 24, Nikolas afirmou que integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT) teriam tentado se infiltrar na caminhada. Segundo ele, há registros de pessoas comprando itens que seriam usados para simular participação no ato.
“Foram identificados ontem três elementos que estavam querendo se infiltrar”, disse em vídeo publicado nas redes sociais. “Gente do PT. Eu não estou inventando isso. Eu não tenho por que inventar isso. O pessoal da inteligência me mostrou os rostos deles aqui.”





