Alckmin justifica aliança com Lula por “apreço pela democracia”

Questionado sobre sua posição ideológica, o vice-presidente se definiu como ‘um social democrata’, sem se identificar com os polos tradicionais

O vice-presidente e ministro responsável pelo Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que sua decisão de formar uma aliança com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi orientada pelo compromisso com a democracia. Em entrevista exibida no programa Visão Crítica, da Jovem Pan News, Alckmin declarou que a principal linha divisória no cenário político está entre os que valorizam a democracia e os que não a respeitam.

Durante a conversa, Alckmin avaliou o comportamento do ex-presidente Jair Bolsonaro depois de perder as eleições em 2022, mencionando que houve “tentativa de golpe”. “Eu vi em 2022 eles perdendo a eleição e teve uma tentativa de golpe, imagine se tivessem ganhado”, afirmou o vice-presidente.

Críticas ao PSDB e posicionamento ideológico de Alckmin

O aliado de Lula também comentou sua saída do PSDB, legenda em que teve papel de destaque, e criticou o rumo tomado pelo partido. Ele explicou que, para ele, “política se faz com convicção”, sinalizando insatisfação com as escolhas da sigla. Indagado sobre sua posição ideológica, Alckmin se definiu como “um social democrata”, sem se identificar com os polos tradicionais.

Alckmin foi um dos fundadores do PSDB, em 1988. Pelo partido tucano, foi eleito deputado federal, vice-governador de São Paulo (duas vezes) e governador (três vezes). Em duas oportunidades, 2006 e 2018, tentou chegar, sem sucesso à Presidência da República. Ele deixou o PSDB em 2021 e se filiou ao PSB no ano seguinte, quando formou chapa com Lula na disputa presidencial.

Ao analisar o crescimento da direita no Brasil, Alckmin atribuiu parte desse fenômeno à Operação Lava Jato e ao atentado sofrido por Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral de 2018 em Juiz de Fora (MG). De acordo com ele, esses fatores “alteraram o curso eleitoral”.

Crédito Revista Oeste

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *