Antes do STF, Mendonça homenageou Toffoli em livro sobre combate à corrupção

Obra teve a participação de Alexandre de Moraes e destaca ex-relator do caso Master como alguém de “inteligência aguçada”

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça participou da organização de um livro em homenagem ao colega Dias Toffoli anos antes de chegar à Corte. A obra foi lançada para marcar uma década de atuação de Toffoli no tribunal. O conteúdo reuniu textos de juristas e autoridades do meio jurídico.

Sob o título “Democracia e sistema de justiça: obra em homenagem aos 10 anos do ministro Dias Toffoli no Supremo Tribunal Federal”, foi lançado em 2019 pela Editora Fórum. Mendonça foi coordenador, ao lado de Alexandre de Moraes. A publicação tem 44 artigos escritos por 57 advogados.

Mendonça: ex-assessor de Toffoli

Já comentado anteriormente no meio político e jurídico, o fato voltou ao centro do debate depois de Mendonça assumir a relatoria do caso Master, que anteriormente estava sob responsabilidade de Toffoli. O histórico de colaboração entre os dois passou a ser lembrado por causa da participação direta do atual relator na homenagem editorial.

Mendonça atuou na organização do material em um período anterior à sua nomeação para o STF. À época, ele exercia funções ligadas ao meio jurídico em Brasília e mantinha proximidade profissional com integrantes da Corte. Antes de se tornar ministro, Mendonça trabalhou como assessor de Toffoli em etapas anteriores de sua carreira. 

A convivência institucional contribuiu para a aproximação profissional entre os dois. A publicação seguiu um formato comum no meio acadêmico e jurídico. Livros desse tipo costumam reunir artigos de especialistas para registrar períodos marcantes na trajetória de autoridades públicas e membros de tribunais superiores.

Além de abordar o combate à corrupção, a obra trata de outros temas, como colaboração premiada, gestão, direitos humanos, desinformação, inteligência artificial e redes sociais. Os assuntos são comentados sob a ótica das principais decisões de Toffoli.

Crédito Revista Oeste

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *