Pesquisar
Close this search box.

A Governadora do Arkansas, Sanders, envia a Guarda Nacional para ajudar o Texas na crise migratória: ‘Pronto para ajudar’

A Governadora do Arkansas, Sanders, envia a Guarda Nacional para ajudar o Texas na crise migratória: ‘Pronto para ajudar’
(Foto de Al Drago/Pool via AP, arquivo)

Dezenas de membros da Guarda Nacional irão para a fronteira.

A governadora do Arkansas, Sarah Huckabee Sanders, enviará tropas para a fronteira entre EUA e México para ajudar o Texas em seus esforços para enfrentar a crise migratória em curso, justo quando os esforços do Texas para combater a imigração ilegal foram suspensos.

A Guarda Nacional do Arkansas destacará 40 guardas para auxiliar a Guarda Nacional do Texas de 1º de abril a 30 de maio. Enquanto operam sob o comando da governadora Sanders, as tropas atuarão em colaboração, com a Guarda Nacional do Texas mantendo a liderança operacional.

Arkansas, juntamente com vários outros estados governados pelo Partido Republicano, tem histórico de enviar tropas para o Texas. O Arkansas deslocou cerca de 80 membros da Guarda Nacional para a fronteira em julho, além de enviar 40 no verão de 2021.

Os destacados pelo Arkansas para a fronteira sul reforçarão as habilidades de vigilância e reconhecimento da Guarda Nacional do Texas, além de ampliar as capacidades de detecção e rastreamento para seus parceiros, conforme informado pelo gabinete da governadora.

Desafios Legais e Novas Medidas Contra a Crise Migratória Sob Escrutínio da Administração Biden geram críticas

O apoio manifestado surge em um contexto onde o Texas se encontra em contínuas disputas judiciais com a administração de Biden, devido às suas iniciativas independentes para lidar com a crise migratória. Isso inclui a instalação de cercas de arame farpado ao longo da fronteira e a adoção de uma nova legislação sobre imigração ilegal, que autoriza o estado e as entidades locais a deterem imigrantes ilegais. Recentemente, essa legislação enfrentou um revés na Suprema Corte, que manteve sua suspensão atendendo a um pedido do governo federal. A administração Biden, que contesta a lei, argumenta que ela infringe a autoridade federal exclusiva sobre questões de imigração e poderia resultar em desordem.

Numa declaração Sanders acusou a administração de abrir a fronteira “a uma invasão de imigrantes ilegais, drogas e tráfico de seres humanos e… criticando o Texas por intensificar onde a sua administração falhou”.

“Vi a crise que o nosso presidente criou em primeira mão e sei que os incríveis homens e mulheres da Guarda do Arkansas podem ajudar a complementar os esforços do Texas para manter a nossa fronteira segura e os nossos estados seguros”, disse ela.

“A Guarda Nacional do Arkansas tem uma rica história de ajuda aos estados vizinhos em situações de crise”, disse o major-general Jonathan Stubbs, ajudante-geral do Arkansas, em um comunicado. “Ajudamos o Texas no ano passado, e já o fizemos em administrações anteriores. Nossos soldados estarão bem preparados e prontos para ajudar nas operações da Guarda Nacional do Texas.”

Migrantes cruzando para o Texas ao longo da fronteira sul (John Moore/Imagens Getty)

A mobilização acontece diante do receio de um novo aumento no fluxo migratório pela fronteira terrestre entre EUA e México nos próximos meses. O último ano fiscal registrou 2,4 milhões de interações com migrantes, com dezembro atingindo um recorde de mais de 300.000 encontros pela primeira vez na história. Adicionalmente, a crise no Haiti suscita temores de uma onda de migração do país caribenho, predominantemente pelo mar, embora haitianos também estejam entrando nos EUA pela fronteira terrestre.

Os republicanos culparam as políticas da administração Biden, enquanto a administração afirma que precisa de mais financiamento e reformas do Congresso para consertar o que considera ser um sistema “quebrado”. Pediu a aprovação de um projeto de lei bipartidário no Senado que aumentaria o pessoal e o financiamento para a fronteira.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *