Pesquisar
Close this search box.

Ministro de Lula manda Banco Central ‘estudar mais’ e vê ‘forma burra’ no controle da inflação

Ministro de Lula manda Banco Central ‘estudar mais’ e vê ‘forma burra’ no controle da inflação
Foto -Brenno Carvalho / Agência O Globo

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou nesta quarta-feira (27) que o Banco Central precisa estudar melhor os fundamentos da economia e acrescentou que aumentar juros é a forma burra de se controlar a inflação.

Em entrevista a jornalistas após divulgarem os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), questionaram o ministro sobre a última ata do Copom (Comitê de Política Monetária) do BC, que mencionou um mercado de trabalho mais apertado e seu potencial impacto na inflação.

“Não estou nem criticando o Banco Central. Estou alertando que eles têm que olhar melhor, estudar mais. Está faltando estudar um pouco, fundamentos da economia”, disse o ministro.

Segundo ele, existem duas maneiras de controlar a inflação. “Uma forma é restringir, é aumento de juros, é corte de crédito. Isso aqui você controla a inflação, sim, mas é a forma burra de fazer.”

Já o “jeito inteligente” de controlar a inflação, na avaliação de Marinho, é pelo lado da oferta.

“Vai crescer a demanda de consumo, as empresas não devem esperar faltar mercadoria lá na gôndola do supermercado. Elas têm que antecipar a velocidade da linha contratando mais gente, botando mais oferta de produtos. É assim que controla a inflação de forma inteligente”, disse.

A questão da oferta e demanda de produtos é apenas uma das causas da inflação entre aquelas apontadas pelo Banco Central em seu site.

A alta de preços também pode ser gerada por pressões de custos —como salários que crescem mais que as receitas da empresa—, inércia inflacionária e expectativas de inflação, por exemplo.

Em sua página, o BC diz também que, com preços estáveis, há condições mais propícias para que a economia cresça, favorecendo a criação de empregos e o aumento do bem-estar na sociedade.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Respostas de 5

  1. O caso é que o banco central não é governo executivo para gerar incentivo a produção, nem é responsável por baixar impostos de produção ou importação. A única coisa que o banco central pode fazer é aumentar juros e diminuir crédito. Quem deve ajudar na produção de alimentos e tecnologia é o governo executivo, ou seja o ladrão com sua quadrilha é quem deveria trabalhar para aumentar a produção.

    Ao contrário de ajudar a produção eles aumentam impostos, geram demissões e diminuem a produção, forçando a inflamação. Nesse cenário quem precisa estudar são os comunistas, esses estúpidos que só pensam em impostos e gastos, esses retardados que só pensam em gastar, que criam milhões de cargos inúteis, colocam companheiros comunistas com altos salários para fazerem nada, com base em uma ideologia satânica e burra.

    O banco central não pode demitir os milhões de vagabundos inúteis esclerosados que o PT colocou na máquina pública, esses sangue sugas que mamam o dinheiro do trabalhador. O comunista ou é mentiroso ou tem deficiência intelectual.

  2. O sábio e culto Roberto Campos deve estar chacoalhando na tumba ao ver que seu neto está sendo ridicularizado por um ex presidiário esquerdista ladrão.

  3. O sábio e culto Roberto Campos deve estar chacoalhando na tumba ao ver que seu neto está sendo ridicularizado por alguém que o google não me permite mencionar os crimes cometidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *