Levantamento do Paraná Pesquisas mostra o presidente tecnicamente empatado com a ex-primeira-dama e com o governador de SP
O senador e presidente do PP, Ciro Nogueira, divulgou na noite de 4ª feira (27.mar.2024) uma série de resultados de levantamento realizado pelo Paraná Pesquisas com o desempenho de políticos de direita contra o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os cenários simulam uma disputa nas eleições presidenciais de 2026.
Dentre eles, estão a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); Paraná, Ratinho Junior (PSD); e Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), além da senadora Tereza Cristina (PP-MS) e do próprio Nogueira.
Na pesquisa, Lula aparece tecnicamente empatado com Tarcísio e Michelle.
“Para além dos ataques e das manchetes escandalosas, existe a verdade. E a verdade é que o brasileiro sempre ficará do lado certo da história. Michelle Bolsonaro empatada tecnicamente com Lula, e a margem de crescimento é grande”, afirmou Nogueira no X (ex-Twitter), ao publicar cenário do levantamento.
A pesquisa divulgada pelo senador vem em um momento em que a aprovação do atual chefe do Executivo flutua perto de 50% e sua desaprovação cresce. A trajetória das pesquisas desde 2023 indica que Lula nunca avançou depois de ter vencido a eleição de 2022, quando ganhou de Jair Bolsonaro (PL) por uma margem mínima de votos (50,9% a 49,1%).
Eis abaixo os resultados da pesquisa:
A pesquisa foi realizada do dia 18 a 22 de março de 2024. Ouviu 2.2024 eleitores de 162 cidades das 27 UFs (unidades federativas). A margem de erro da pesquisa é de 2,2 p.p. e o grau de confiança é de 95%.