Pesquisar
Close this search box.

CNJ aponta expansão do Comando Vermelho após decisão do STF que proibiu operações no Rio

CNJ aponta expansão do Comando Vermelho após decisão do STF que proibiu operações no Rio

Foto – Agência Brasil

O relatório final do Conselho Nacional de Justiça, relacionado à ADPF nº 635, também conhecida como “ADPF das Favelas”, indicou que a facção Comando Vermelho ampliou sua influência territorial no Rio de Janeiro após a decisão do Supremo Tribunal Federal de restringir operações policiais em favelas em 2020.

O documento, entregue ao STF, destaca que a ADPF nº 635 limitou as operações policiais nas favelas durante a pandemia, entre 2021 e 2022, exigindo comunicação prévia ao Ministério Público do Rio de Janeiro para qualquer ação subsequente.

O relatório, produzido por um grupo de trabalho do CNJ que monitorou a segurança pública no estado, observou um aumento nos conflitos territoriais após a implementação da ADPF 635. O documento ressalta que o Comando Vermelho, reconhecido como a principal organização criminosa da região, intensificou suas atividades e buscou expandir seu controle territorial.

Desde 2021, o Comando Vermelho começou a disputar áreas, principalmente na zona oeste do Rio, uma região tradicionalmente dominada por milícias. O relatório também menciona tentativas da facção de recuperar antigos territórios controlados pelo Terceiro Comando Puro (TCP), incluindo favelas no centro da cidade, como o Complexo de São Carlos e o Complexo do Fallet-Fogueteiro-Turano.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *