Foto - Fox News Digital
A “infiltração” da China no discurso civil nos Estados Unidos representa uma ameaça “imediata” à democracia e é uma das “maiores ameaças que enfrentamos hoje” em termos de segurança nacional, segundo um especialista em China.
“O TikTok não é apenas uma preocupação tecnológica, não é apenas um problema de mídia social, o TikTok é hoje a maior vantagem assimétrica da China contra a América”, disse Michael Sobolik, autor do novo livro “Counting China’s Great Game: A Strategy for American Dominance”. Fox News Digital.
“Representa a ameaça mais imediata à democracia americana que o Partido Comunista Chinês representa.“
O papel da China na “infiltração do nosso discurso civil” através do TikTok representa um dos “conjuntos de problemas mais importantes nas relações EUA-China”, explicou Sobolik, porque “você tem cerca de metade da América em um aplicativo que o Partido Comunista Chinês controla, e eles pode manipular a opinião pública e espalhar propaganda.”
“É um problema enorme.”
Sobolik, pesquisador sênior em estudos do Indo-Pacífico no Conselho Americano de Política Externa, disse à Fox News Digital que 170 milhões de americanos estão na plataforma de mídia social, com 150 milhões deles no site pelo menos uma hora por dia. Uma grande parte desses usuários, disse Sobolik, depende da plataforma de notícias, que o governo chinês está usando a seu favor.
“O Partido Comunista Chinês controla o TikTok, porque a empresa controladora do TikTok, ByteDance, está domiciliada na China”, disse Sobolik. “Como tal, eles devem cumprir quaisquer solicitações que recebam de Pequim para entregar dados de usuários dos EUA, para censurar conteúdo ou para aumentar o conteúdo. Eles não têm como dizer não ao PCC. Já houve casos documentados de TikTok vigiando jornalistas norte-americanos para tentar descobrir com quem eles estavam conversando dentro da empresa. A ByteDance já prometeu cooperação para trabalhar com Pequim para aprimorar seu algoritmo para promover os interesses do PCC.”
Os membros do Congresso têm debatido nos últimos meses se devem proibir o TikTok nos Estados Unidos ou forçar a venda da empresa a uma entidade fora da China. Oponentes dos projetos de lei do lado republicano discutiram que proibir o popular aplicativo de mídia social “vai contra a Primeira Emenda”.
Sobolik rejeitou categoricamente essa ideia.
“Nada disso é um mistério”, disse Sobolik. “Isso está documentado. Há casos de censura de conteúdo do TikTok sobre o Tibete, os uigures, a Praça Tiananmen e outras questões sensíveis para o Partido Comunista Chinês. As preocupações com o TikTok não têm nada a ver com a liberdade de expressão. As preocupações com o TikTok são que um adversário a nação controla um dos maiores pilares de informação nos Estados Unidos hoje. E se você acha que isso é apenas uma preocupação teórica, imagine se a China entrar em guerra com Taiwan e então, enquanto isso acontece, inundar o TikTok com mensagens pró-PCC. com a desinformação sobre o que está acontecendo e tenta promover uma campanha de opinião pública de que a América deveria ficar de fora e não fazer nada para ajudar Taiwan.”
“A China tem hoje uma das mais fortes capacidades para manipular a opinião pública dos EUA. Esta deveria ser uma realidade assustadora. Isto deveria provocar um arrepio na espinha de todos os americanos.”
Foto - Fox News Digital
Sobolik continuou: “O conteúdo que você vê no TikTok pode parecer exclusivo para você, mas você está sendo alimentado com conteúdo de um algoritmo que é controlado pelo principal adversário da América. Este é um cavalo de Tróia dentro dos Estados Unidos e já passou da hora para que os membros do Congresso levem isto a sério. Para colocar o país em primeiro lugar e expulsar este cavalo de Tróia das muralhas da América, não podemos permitir que este aplicativo continue a funcionar sob o controle do Partido Comunista Chinês”.
“A América tem uma arma apontada à sua cabeça todos os dias no domínio da informação. Temos que cuidar desta questão e devemos fazê-lo agora. Não há preocupações constitucionais de qualquer significado aqui. Esta é uma preocupação de segurança nacional, e é uma das maiores preocupações que enfrentamos hoje.”
Ainda não está claro se o Congresso tem o apetite político necessário para proibir ou dissolver o TikTok, e Sobolik disse à Fox News Digital que acredita que essa questão “será um dos maiores testes para a América”.
“Resolver o problema do TikTok será um dos sinais mais encorajadores das últimas décadas sobre nosso compromisso com a proteção da liberdade e a resistência à tirania”, afirmou Sobolik. “Ignorar essa questão significa recuar na competição entre grandes potências.
“Proteger-se é apenas o básico. Uma boa defesa pode ganhar campeonatos da NBA, mas isso é o mínimo. Não merecemos uma medalha apenas por nos opormos a regimes autoritários. As guerras frias são ganhas pela iniciativa e ataque. Se não conseguirmos desvincular o TikTok do controle do PCC, enfrentaremos problemas muito mais sérios.”
Em uma declaração à Fox News Digital, um porta-voz do TikTok disse que “vários meios de comunicação relataram” que “não há um pingo de evidência” para as “alegações bizarras” de que o TikTok é um navio do governo chinês.
“A realidade é que o projeto de proibição atropelaria os direitos da Primeira Emenda de 170 milhões de americanos e devastaria 7 milhões de pequenas empresas em todo o país”, disse o porta-voz.