Foto - Foto - Imagens Getty
Vários democratas da Câmara enfrentando reeleições difíceis receberam fundos de uma influente família política que financiou grupos envolvidos em protestos antissemitas que varreram campi universitários e cidades nos Estados Unidos.
Dados da Comissão Eleitoral Federal (FEC) mostram que membros da proeminente família Pritzker, proprietários extremamente ricos da rede de hotéis Hyatt, doaram centenas de milhares de dólares nesta eleição para democratas vulneráveis e para o Comitê de Campanha do Congresso Democrático (DCCC) e House Majority PAC, ambos encarregados de assegurar a maioria democrata na Câmara dos Representantes.
A família Pritzker, incluindo o governador democrata de Illinois, JB Pritzker, também financiou organizações que participaram dos protestos antissemitas, criticados amplamente e que levaram a milhares de prisões, segundo o Politico.
O relatório indica que os Pritzkers fundaram a Libra Foundation, que financia organizações sem fins lucrativos menores, muitas das quais estiveram ativas em protestos anti-Israel.
Uma dessas organizações é a Aliança pela Justiça Climática, que participou de marchas e usou o termo “Genocide Joe” para criticar o presidente Biden e sua abordagem à guerra entre Israel e grupo terrorsta Hamas em Gaza.
Outro grupo é a Organização Negra pela Liderança e Dignidade, que promoveu manifestações anti-Israel, e há também o Projeto de Defesa dos Imigrantes, que participou de um protesto em Washington, DC, no início do ano, que terminou em várias prisões.
Os Pritzkers, junto com o bilionário liberal George Soros, também financiam a Tides Foundation, uma organização progressista que apoia outros pequenos grupos liberais, como o Adalah Justice Project, que participou do protesto na Universidade de Columbia, desmantelado na semana passada.
Além do DCCC e do House Majority PAC, a lista de democratas que recebem doações dos Pritzkers inclui os deputados Mary Peltola (D-Alaska), Mike Levin (D-Calif.), Eric Sorensen (D-Ill.), Sharice Davids (D-Kan.), Gabe Vasquez (D-N.M.), Marcy Kaptur (D-Ohio), Susan Wild (D-Pa.), Matt Cartwright (D-Pa.), Chris Deluzio (D-Pa.) e Marie Gluesenkamp Perez (D-Wash.).
Quando questionado sobre o assunto, um porta-voz da campanha de Gluesenkamp Perez declarou: “Marie é uma firme defensora do direito de Israel de se defender e liderou a Lei de Defesa das Fronteiras e Defesa das Democracias no Congresso para fornecer ajuda militar vital a Israel em sua luta contra o Hamas e o Irã. Ela se opõe à violência política e a multidões furiosas, sejam organizadas pela extrema-esquerda ou extrema-direita.”