Pesquisar
Close this search box.

Governo Lula mente ao afirmar que não dispensou oferta de ajuda do Uruguai aos afetados nas enchentes

Governo Lula mente ao afirmar que não dispensou oferta de ajuda do Uruguai aos afetados nas enchentes

A Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social) do governo Lula (PT) emitiu uma nota oficial nesta quarta-feira (8), afirmando erroneamente que o governo brasileiro não rejeitou a oferta de ajuda do Uruguai para operações de socorro às vítimas das cheias no Rio Grande do Sul. Na terça-feira (7), a Folha revelou que o governo brasileiro dispensou uma oferta de auxílio do Uruguai, que incluía lanchas, um avião e drones para auxiliar no resgate às vítimas das enchentes no estado.

A solicitação inicial envolvia o empréstimo de duas lanchas motorizadas, com suas tripulações, dois drones para busca de pessoas isoladas, com operadores uruguaios, e um avião de transporte Lockheed KC-130 H Hercules, que seria utilizado para transportar as lanchas para as áreas afetadas e também para levar doações humanitárias recolhidas no Uruguai.

Essa oferta humanitária foi feita após um pedido formalizado pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), no sábado (4). A Secom, em sua nota, destacou apenas o aceite de um helicóptero de resgate com sua tripulação, que já está em operação no estado desde o fim de semana, como prova de que o Brasil não recusou a ajuda uruguaia.

Entretanto, a nota da Secom não mencionou em momento algum as outras ofertas do governo uruguaio, incluindo as duas lanchas motorizadas com suas tripulações e os dois drones para busca e resgate de pessoas em situação de isolamento. A recusa da oferta do avião foi confirmada pela Defesa, que alegou restrições de pistas disponíveis para pouso em Porto Alegre.

O deputado Lucas Redecker (PSDB-RS), presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, pediu explicações ao governo, que justificou a recusa devido a restrições de operação na base aérea de Canoas. O governo uruguaio reiterou sua oferta de ajuda ao Rio Grande do Sul, aguardando a decisão do governo brasileiro para enviar os equipamentos oferecidos.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Uma resposta

  1. É impressionante a desfaçatez da presidência da República em um momento tão triste que pede total atenção e prontidão para com os moradores atingidos pelas enchentes que arrasaram o sul do Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *