Pesquisar
Close this search box.

Na eleição de 2026, daremos um novo passo com nossos parceiros, diz Moraes

Presidente do TSE disse que a Corte tem aprendido a enfrentar a desinformação e agradeceu o apoio de instituições como a PF

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, disse, nesta terça-feira, 21, que, com o passar do tempo, o TSE foi entendendo o funcionamento da “desinformação” nas redes sociais para criar meios de combatê-la nas disputas eleitorais.

“Fomos aprendendo com as eleições de 2018, 2020, 2022 e, agora, sob a presidência da ministra Cármen Lúcia, aplicaremos esses ensinamentos”, observou Moraes, durante um seminário sobre inteligência artificial na Corte, ao explicar como vai operar o Ciedde. “Certamente, nas eleições de 2026, daremos um novo passo com todos os parceiros, que são as instituições (…) Temos que nos unir, nos organizar e ampliar as defesas administrativas e legislativas para garantir as decisões judiciais.”

Na sequência, Moraes fez agradecimentos à Advocacia-Geral da União, à Procuradoria-Geral da República, à Polícia Federal, à Anatel e à sociedade civil representada pela Ordem dos Advogados do Brasil. Essas instituições firmaram acordos de cooperação com o Ciedde. “Somente assim poderemos educar e combater esse grande mal do século 21 para a democracia: a desinformação, as deep fakes, a utilização da IA para corroer os pilares da democracia”, declarou o presidente do TSE.

Ainda segundo Moraes, o TSE precisa estar vigilante para os perigos da IA. Isso porque, de acordo com o ministro, ela “anabolizou” as notícias falsas na internet.

Alexandre de Moraes passa bastão para Cármen Lúcia

Em 7 de maio, o TSE elegeu Cármen Lúcia para substituir de Moraes na presidência da Corte. A ministra, contudo, só vai tomar posse em 3 de junho. Nessa data, Moraes também deixará o tribunal. Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal elegeu André Mendonça como substituto do ministro.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Respostas de 4

  1. Partindo das decisões dessa pessoa em relação a condenação de pessoas que não oferecem perigo real à sociedade, acredito que suas intenções são de prender muito mais gente sem processo e sem julgamento. Este é o tempo em que vivemos.

  2. Esse cara se julga proprietário do TSE, graças a inação do Senado, na pessoa de Rodrigo Pacheco!

  3. Estamos realmente vivendo dias difíceis! O avançado Estado de atitudes ditatoriais e de Sonolência de uma Nação atemorizada e sem poder de reação, nos preocupa bastante, mais sei que o Brasil não irá perder o Controle Supremo de Deus em momento nenhum.

  4. Hoje o STF é a instituição que mais contribui para a deterioração do “estado democrático de direito” (refrão que não cansa de repetir). Os ministros rasgaram a constituição, legislam, acusam, investigam e punem de ofício. A maioria dos ministros são “fora-da-lei” (quem não cumpre a constituição é criminoso). Estão acabando com todos os pilares da justiça. A balança da justiça não tem equilíbrio, pois só pende para um lado. Há cerca de cinco anos não enxergam nenhum crime cometido por esquerdistas, mas perseguem e fustigam sem cessar aqueles que amam o Brasil, nossos símbolos, nossa liberdade e nossos princípios. Legislam, executam e se metem em todos os assuntos da sociedade, ao invés de respeitar e fazer cumprir a constituição. O atual presidente do STE, pelo que declarou, deixará a presidência do órgão, mas pelo jeito quer continuar ditando a regra do jogo. Parece que a Ministra Carmen Lúcia não passará de um fantoche em suas mãos. Quando teremos um congresso atuante, que estabeleça claramente os pesos e contrapesos das instâncias de poder? Quando acabará a ditadura de um ministro que decide a revelia de todo um colegiado que a tudo assiste com cara de paisagem. De fato, nunca tivemos um STF com gente tão desqualificada como a atual composição. Perde a instituição, a justiça e o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *