Foto - Michael M. Santiago
O ex-presidente Donald Trump está liderando o presidente Biden em sete estados que podem determinar o resultado da acirrada disputa presidencial de 2024.
Uma nova pesquisa da Bloomberg News/Morning Consult perguntou aos eleitores dos principais estados em quem eles votariam nas próximas eleições presidenciais e descobriu que Trump está liderando Biden por 48% a 44% nos sete principais estados indecisos em jogo: Arizona, Geórgia, Michigan, Nevada, Carolina do Norte, Pensilvânia e Wisconsin.
A pesquisa também revelou que, em estados anteriormente vencidos por Biden em 2020, Trump é agora o candidato preferido.
Trump subiu 5 pontos no Arizona, um estado vencido por Biden por pouco em 2020, liderando o presidente democrata por 49% a 44%.
O ex-presidente também lidera em outro estado vencido por Biden em 2020 – a Geórgia. Segundo a pesquisa, Trump está à frente de Biden no estado de Peach por três pontos, 47% a 44%.
A pesquisa também relatou que Trump mantém uma vantagem de 2 pontos na Pensilvânia, 48% a 46% – outro estado vencido por Biden em 2020.
Trump lidera em Wisconsin por 1 ponto, com 47% contra 46%, sendo este o quarto estado que Biden venceu em 2020, onde a pesquisa mostrou que Trump tinha uma vantagem alguns meses antes do dia das eleições.
A pesquisa também descobriu que Trump está 7 pontos percentuais à frente na Carolina do Norte, com 49% contra 42%, enquanto os rivais estão empatados em Nevada, ambos com 47% dos votos.
Biden garantiu a liderança em um estado da pesquisa, Michigan, mas apenas por 1 ponto, com 46% contra 45%.
Os novos resultados surgem em meio ao julgamento de Trump, onde ele passou as últimas semanas de sua campanha presidencial se defendendo em um tribunal de Manhattan.
METODOLOGIA
As pesquisas da Bloomberg foram realizadas online de 7 a 13 de maio, com uma margem de erro de 3 pontos percentuais no Arizona, Geórgia e Pensilvânia. Em Michigan, Carolina do Norte e Wisconsin, a margem de erro foi de aproximadamente 4 pontos percentuais, enquanto em Nevada foi de aproximadamente 5 pontos percentuais.