Engenheira foi indicada pelo presidente Lula depois da demissão de Jean Paul Prates do comando da Petrobras.
O conselho de administração da Petrobras elegeu Magda Chambriard como nova presidente da companhia e a nomeou como conselheira da estatal. A engenheira tomou posse em nos dois cargos nesta sexta-feira, 24.
A indicação de Chambriard tinha sido aprovada pelo Comitê de Elegibilidade da petroleira na última quarta-feira, 22. Esta foi a última etapa do processo interno da empresa antes da apreciação pelo conselho.
A executiva foi indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para substituir Jean Paul Prates, demitido pelo chefe do Executivo no dia 14 de maio.
O governo tinha pressa em aprovar o nome da engenheira, que agora tem nas mãos a missão de acelerar investimentos em diversas áreas da Petrobras, como refinarias, fertilizantes e na indústria naval. A lentidão dessas medidas era uma das principais queixas de Lula à gestão de Prates.
Quem é Magda Chambriard, nova presidente da Petrobras
Magda Chambriard se formou em engenharia civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1979. Ela possui mestrado em engenharia química pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa (Coppe).
A engenheira possui uma vasta experiência na Petrobras, onde trabalhou por mais de 22 anos, e na Agência Nacional de Petróleo (ANP), onde foi diretora-geral, entre 2012 e 2016, durante os governos de Dilma Rousseff e Michel Temer.
A ANP é responsável por regular as indústrias de biocombustíveis, gás natural e petróleo no Brasil. Antes de se tornar diretora-geral, Magda ocupou cargos de assessora e superintendente na agência.
Chambriard também foi membro do conselho de administração do Pré-Sal entre 2013 e 2016 e do conselho de administração da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) de 2010 a 2016.
Depois de sua saída da ANP, ela atuou como consultora em energia na Fundação Getulio Vargas (FGV) por mais de cinco anos, de 2017 a 2023.