Foto - Marcelo Camargo
Deputado que vai relatar o projeto da anistia ao 8 de janeiro é alinhado à oposição ao governo Lula no Parlamento.
O deputado federal Rodrigo Valadares (União Brasil-SE) vai ser o relator do Projeto de Lei (PL) 2858/22, apurou Oeste. De autoria do Major Victor Hugo (PL-GO), o PL trata da anistia aos presos do 8 de janeiro.
De oposição ao governo Lula, Valadares pode ajudar a obter votos de seu partido para aprovar o texto.
Conforme fontes que conhecem o assunto, a anistia ao 8 de janeiro não se estenderá ao ex-presidente Jair Bolsonaro, como se pretendia.
Deputado relator do projeto de anistia do 8 de janeiro esteve na Argentina.
Na semana passada, Valadares esteve em uma audiência pública no Parlamento da Argentina com membros da Associação dos Familiares e Vítimas do 8 de Janeiro. Além de Valadares, compareceram os deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Julia Zanatta (PL-SC) e Marcel van Hattem (Novo-RS).
Van Hattem lembrou dos Twitter Files Brasil, os quais, conforme o parlamentar, geraram indignação em vários países. O escândalo revelou troca de e-mails entre funcionários da big tech nos quais Moraes, como presidente do Tribunal Superior Eleitoral, mandou censurar contas de pessoas de direita e de aliados de Jair Bolsonaro.
Julia acrescentou que, atualmente, o “Judiciário protege o governo Lula em várias decisões”. “O modelo é o mesmo na Venezuela”, observou a parlamentar. “Precisamos estar cada vez mais unidos, atentos e vigilantes em prol da liberdade, conquistada por pessoas com coragem ao longo tempo.”
Já Bolsonaro ressaltou a importância da eleição norte-americana neste ano, com a possibilidade real de Donald Trump voltar à Casa Branca. Segundo o deputado, a vitória do republicano é importante para enfraquecer o “sistema” em vigor no país. O parlamentar lembrou de alguns recuos de Moraes, como o arquivamento de um caso contra seu pai. “Temos a responsabilidade de pôr um basta nisso tudo”, disse. “Somos os representantes da liberdade.”