Foto - Sergio Lima
Presidente do Senado acompanha o presidente Lula em viagem ao Estado, nesta quinta-feira, 28
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), é um “grande nome” para o governo de Minas Gerais, em 2026.
“Nem o cenário de candidato a prefeito em 2024 está consolidado, imagina o de governadores daqui a dois anos”, disse em entrevista ao Tempo, divulgada nesta quinta-feira, 27. “Mas claro que o presidente do Senado é um grande nome, teve uma atuação importante na defesa da democracia.”
Mesmo negando publicamente, Pacheco pensa em concorrer ao Executivo mineiro no próximo pleito geral. Ele seria o favorito a ter o aval de Lula e teria de disputar a cadeira com nomes apoiados pelo atual mandatário, Romeu Zema (Novo), que é opositor de Lula.
Hoje, Lula viaja a Belo Horizonte (MG). Ele ficará dois dias no Estado, com compromissos que o levarão a três cidades, sendo duas comandadas pelo PT: além de BH, ele vai a Contagem e Juiz de Fora.
Em Contagem, ele anunciará investimentos do governo federal. Na viagem, Pacheco o acompanhará. Já Zema não vai, pois já tinha agendas marcadas em outros locais do Estado. Essa é a quarta visita de Lula ao Estado no terceiro mandato do petista.
Pacheco tem se aproximado de Lula desde o ano passado. Neste ano, ele também discute uma solução, com o governo Lula, para renegociar as dívidas dos Estados com a União, em virtude da dívida de MG –– estimada em R$ 160 bilhões.