Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) descartou a possibilidade de alterar as regras de aposentadoria dos militares como uma medida para reduzir os gastos do governo.
Ele afirmou isso em uma entrevista transmitida online na última quarta-feira, 26, para colunistas do portal Uol.
“Eu falei pro Múcio [ministro da Defesa]: ‘Pode avisar aos comandantes que isso nem passa pela minha cabeça’”, disse Lula. Além disso, ele solicitou que as Forças Armadas não pressionem o governo nesse sentido.
O ministro da Defesa, José Múcio, confirmou a versão de Lula aos colunistas, acrescentando que há espaço para negociações sobre o tema, desde que o debate seja amplo. Múcio defendeu que os militares possuem peculiaridades, como a falta de horas extras previstas em lei, mobilidade geográfica e prontidão constante.
A sugestão de revisar os gastos com a previdência dos militares foi apresentada pela ministra do Planejamento, Simone Tebet. Diante da pressão por cortes de despesas, ela afirmou que iria apresentar opções de ajustes, incluindo a previdência militar, conforme alertado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em seu relatório de maio.
Uma resposta
Sete anos sem um centavo de reajuste!!!
Depois que os generais conseguiram o que queriam (restruturação da carreira do militares) que deveria ser chamar restruturação da carreira dos oficiais, porque só contemplou os oficiais de carreira, Só nos faltava essa. Sermos ( as praças ) penalizados novamente.
Ah… se arrependimento matasse, já teria morrido umas dez vezes… Como me arrependo de ter oferecido os melhores anos da minha vida para o serviço no exército.