Foto – Rayford/Getty Images
Trump Elogia Decisão da Suprema Corte sobre Imunidade Presidencial como “Grande Vitória para Nossa Constituição e Democracia”
Em uma entrevista exclusiva à Fox News Digital, o ex-presidente Trump celebrou a decisão da Suprema Corte dos EUA sobre a imunidade presidencial, chamando-a de “grande vitória para nossa Constituição e para a democracia”.
A Suprema Corte decidiu na segunda-feira, no caso Trump v. Estados Unidos, que um ex-presidente tem imunidade substancial contra acusações por atos oficiais cometidos durante o exercício do cargo, mas não para atos não oficiais. O tribunal superior afirmou que Trump está imune a processos criminais por “atos oficiais”, deixando ao tribunal inferior a tarefa de determinar exatamente onde está a linha entre o oficial e o não oficial.
“O presidente, portanto, não pode ser processado por exercer seus poderes constitucionais fundamentais e tem direito, no mínimo, a uma imunidade presumida de acusação por todos os seus atos oficiais”, afirmou a opinião majoritária escrita pelo Presidente do Supremo Tribunal, John Roberts. “Essa imunidade se aplica igualmente a todos os ocupantes do Salão Oval, independentemente de política, política ou partido”.
Embora a decisão não represente uma vitória total para Trump, o ex-presidente elogiou a decisão.
“Fui assediado pelo Partido Democrata, Joe Biden, Obama e seus bandidos, fascistas e comunistas durante anos”, disse Trump à Fox News Digital. “E agora os tribunais falaram.”
Ele acrescentou: “Esta é uma grande vitória para a nossa Constituição e para a democracia. Agora estou livre para fazer campanha como qualquer outra pessoa. Estamos liderando em todas as pesquisas – por muito – e tornaremos a América grande novamente.”
A Suprema Corte opinou sobre a questão da imunidade presidencial após Trump, o presumível candidato presidencial republicano, apelar aos juízes quando foi acusado como parte do caso de interferência nas eleições federais do procurador especial Jack Smith.
Smith acusou Trump de conspiração para fraudar os Estados Unidos; conspiração para supostamente obstruir um processo oficial; “obstrução e tentativa de obstrução de processo oficial; e conspiração contra direitos”.
Essas acusações decorrem da investigação de meses de Smith sobre se Trump estava envolvido na invasão do Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021 e se ele tentou interferir nos resultados das eleições de 2020.
Trump se declarou inocente de todas as acusações e argumentou que deveria ser imune a processos por atos oficiais ocorridos enquanto ele era presidente.
O caso de Smith contra o ex-presidente ficou no limbo enquanto o tribunal superior considerava a questão.
Pouco depois da entrevista à Fox News Digital, Trump postou em sua conta Truth Social: “GRANDE VITÓRIA PARA NOSSA CONSTITUIÇÃO E DEMOCRACIA. ORGULHO DE SER AMERICANO!”