Foto - AP/Jacquelyn Martin
Um importante neurologista do Centro Médico Militar Nacional Walter Reed reuniu-se com o médico do presidente Biden na Casa Branca no início deste ano, mostram os registros da Casa Branca.
Kevin Cannard, especialista em doença de Parkinson, reuniu-se com o Dr. Kevin O’Connor e outras duas pessoas na clínica residencial da Casa Branca em 17 de janeiro, segundo registros relatados pela primeira vez pelo New York Post.
O relatório surge no momento em que o presidente de 81 anos enfrenta um escrutínio cada vez maior sobre a sua idade e acuidade mental, na sequência de um debate hesitante e cambaleante em 27 de junho em Atlanta, Geórgia.
O Dr. John E. Atwood, cardiologista do Walter Reed, também participou da reunião das 17h, de acordo com os registros de visitantes da Casa Branca.
A quarta pessoa presente não foi identificada.
A reunião aconteceu no mesmo dia em que Biden esteve na Casa Branca e recebeu líderes da Câmara e do Senado para discutir o financiamento da Ucrânia, mostra a agenda do presidente.
O’Connor disse que Biden estava “apto para servir” como presidente após realizar um exame físico em fevereiro.
“O presidente Biden continua sendo um homem de 80 anos, saudável e vigoroso, apto para executar com sucesso as funções da presidência”, disse o médico na época.
O exame físico de Biden incluiu um exame neurológico que descartou especificamente a doença de Parkinson, disse O’Connor.
Foto - Allison Joyce/Imagens Getty
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse aos repórteres após o debate que Biden não fez nenhum exame médico recente.
Depois que Biden aludiu a falar com seu médico após o debate, o secretário de imprensa esclareceu que se tratava apenas de um “check-in verbal” sobre uma doença leve e recente.
“Ele fez uma breve verificação verbal nos últimos dias sobre seu resfriado, não foi um exame médico ou físico”, disse Jean-Pierre.