Foto - campanha de Trump
Uma nova pesquisa mostra o ex-presidente Trump liderando o presidente Biden na Virgínia por três pontos percentuais, enquanto os republicanos buscam virar o estado, após Biden derrotar Trump por 10 pontos no Old Dominion State em 2020.
A Virgínia votou nos democratas em todas as eleições presidenciais desde a primeira campanha do presidente Barack Obama à Casa Branca em 2008.
A nova pesquisa da Virginia Commonwealth University-Wilder School, divulgada pelo Washington Post, mostra Biden caindo do apoio de 42% que obteve na última pesquisa VCU-Wilder, divulgada em janeiro, para 36%.
Trump permaneceu inalterado em 39%, com a pesquisa sugerindo uma queda no apoio a Biden, em vez de quaisquer ganhos substanciais para Trump.
Ainda assim, a pesquisa é um bom presságio para a campanha de Trump e levanta mais preocupação para o campo de Biden, que tem enfrentado apelos de dentro de seu próprio partido para que o presidente abandone a disputa após seu desempenho desastroso no debate em 27 de junho. A pesquisa Wilder foi realizada entre 24 de junho e 3 de julho, portanto, algumas das entrevistas foram feitas após esse debate.
A aprovação do trabalho de Biden ficou em 36% na pesquisa, enquanto 58% desaprovaram. Os entrevistados classificaram o “aumento do custo de vida” como a principal questão da corrida, seguido pelos direitos reprodutivos das mulheres e pela imigração.
O 46º presidente continua a perder apoio da comunidade negra. Quarenta e seis por cento disseram que votariam em Biden, abaixo dos 67% na última pesquisa VCU-Wilder, enquanto 13,7% disseram que votariam em Trump.
A pesquisa VCU-Wilder consistiu em entrevistas telefônicas com 809 adultos da Virgínia com 18 anos ou mais, com cerca de um terço conduzidas em telefones fixos e o restante em celulares, relata o Post. Tem uma margem de erro de 4,8 pontos percentuais.
A Virgínia, que abriga muitos trabalhadores da vizinha Washington, DC, não foi considerada um estado decisivo nas eleições de 2024, mas pesquisas recentes indicam que pode ser uma disputa mais acirrada do que o previsto.
Uma pesquisa da Fox News publicada em junho mostra Trump e Biden com 48% de apoio cada um, em um impasse no Old Dominion State. No entanto, uma sondagem do New York Times-Siena College realizada na Virgínia, de 9 a 12 de julho, mostrou Biden à frente de Trump por três pontos percentuais – 48 a 45 – entre os prováveis eleitores.
Foto Felipe Ramales
Enquanto isso, os virginianos apoiam o atual senador Tim Kaine, um democrata, em vez do adversário republicano Hung Cao, por 49% a 38%, respectivamente.
A pesquisa também revelou que 53% dos eleitores da Virgínia disseram estar menos propensos a votar em Trump devido à sua condenação em Nova York, que inclui 34 acusações de falsificação de registros comerciais em primeiro grau.
Outros 31% disseram estar mais inclinados a votar nele após as condenações. Entre os independentes, 45% afirmaram que as condenações os tornaram menos propensos a apoiar Trump, enquanto 25% disseram estar mais propensos a fazê-lo.