Em meio à fervilhante atmosfera política, uma pesquisa lançada nesta sexta-feira (19/7) pelo instituto Paraná Pesquisas trouxe luz às intenções de voto para a prefeitura de São Paulo. Neste cenário, o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) desponta como o favorito para vencer a disputa em um eventual segundo turno.
O levantamento, realizado entre os dias 14 e 17 de julho, indica que, no cenário mais provável, Nunes poderia obter 50,5% das intenções de voto, deixando para trás Guilherme Boulos (PSOL) que alcançaria 35%. Este levantamento contou com a participação de 1.500 eleitores e teve uma margem de erro de 2,6 pontos percentuais.
Além de Boulos, o instituto também mediu as intenções de voto contra outro possível candidato, o apresentador José Luiz Datena (PSDB). Neste cenário, Nunes teria 47,7% das intenções, enquanto Datena conseguiria 29,3%. Observa-se, portanto, que o número de eleitores que optariam por voto branco, nulo ou em nenhum candidato chega a 17,3%.
Cenário sem Nunes
O instituto testou um cenário alternativo, no qual Ricardo Nunes não estaria na disputa. Neste caso, Boulos enfrentaria o coach Pablo Marçal. Aqui, Boulos teria uma vantagem, com 44,8% das intenções de voto contra 33,7% de Marçal.
Desafios e Rejeição dos Candidatos
Além das intenções de voto, a pesquisa também apontou os índices de rejeição, que são cruciais para entender as dinâmicas eleitorais.
Ricardo Nunes é relativamente menos rejeitado, com 17,9% dos entrevistados expressando que não votariam nele de jeito nenhum. Por outro lado, Guilherme Boulos apresenta maior rejeição, sendo descartado por 31% dos eleitores. Candidatos como Pablo Marçal e José Luiz Datena também enfrentam índices significativos de rejeição, com 24,6% e 21,6%, respectivamente.