Pesquisar
Close this search box.

Kamala Harris oferecerá ‘caminho para a cidadania’ a imigrantes ilegais se eleita presidente, diz Sen. Elizabeth Warren

Foto - Callaghan O'Hare/Bloomberg via Getty Images

“Kamala Harris trabalhará com o Congresso e fará isso acontecer.”

Poucos dias após muitos meios de comunicação tentarem negar de forma bizarra que a vice-presidente Kamala Harris foi alguma vez a responsável pela fronteira na administração Biden, uma proeminente democrata eleita prometeu que, se Harris vencer a eleição presidencial de 2024, ela logo garantirá um “caminho para a cidadania” para os milhões de imigrantes ilegais que entraram no país sob sua supervisão.

No domingo, a senadora Elizabeth Warren — a senadora democrata de extrema-esquerda de Massachusetts que prometeu durante sua fracassada candidatura presidencial de 2020 permitir que uma criança com disforia de gênero opinasse sobre seu futuro secretário de educação — fez uma aparição com Jake Tapper no programa “State of the Union” da CNN.

Durante a conversa sobre o provável confronto entre Kamala Harris e o ex-presidente Donald Trump em novembro, Tapper observou que os problemas na fronteira continuam sendo uma das “maiores vulnerabilidades” para os democratas.

Warren respondeu afirmando que a solução para os problemas de imigração do país reside no Congresso, já que a capacidade de um presidente de impactar a política de imigração nacional é “bastante limitada”. Mesmo assim, se Harris se tornar presidente, ela certamente se unirá aos legisladores para aprovar uma “reforma abrangente da imigração” que incluiria um “caminho para a cidadania” para imigrantes ilegais já nos EUA, gabou-se Warren.

“Precisamos das ferramentas para ter mais recursos na fronteira, para ter mais recursos nos estados e cidades que estão apoiando os migrantes. E acredito que precisamos criar um caminho para a cidadania”, disse Warren a Tapper.

“Tudo isso faz parte do que precisamos fazer para uma reforma abrangente da imigração. Kamala Harris trabalhará com o Congresso para fazer isso acontecer”, acrescentou em um clipe que pode ser visto aqui.

Ao defender Harris, Warren também afirmou que “as travessias na fronteira agora são menores do que no último ano da administração Trump”, embora as estatísticas mostrem que as travessias na fronteira aumentaram drasticamente desde que Joe Biden e Kamala Harris assumiram o cargo. Apenas em dezembro passado, quase 250.000 migrantes cruzaram a fronteira ilegalmente.

Apesar desses números, Warren, que está concorrendo à reeleição este ano, certamente parece acreditar que a questão da fronteira é uma vantagem para os democratas em novembro. Durante sua aparição com Jake Tapper, ela convidou abertamente os telespectadores a compararem o histórico de Harris na fronteira com o de Donald Trump, que tem feito campanha com a promessa de deportar imigrantes ilegais em massa.

“É realmente uma questão de em quem você confia na fronteira. Você confia em alguém que já foi procurador, que esteve lá em um estado fronteiriço, que trabalha com o Congresso em busca de uma solução? Ou você confia em alguém que diz que o caos é politicamente útil para ele?” disse Warren.

O companheiro de chapa de Trump, Senador JD Vance (R-Ohio), indicou recentemente que, graças às políticas de imigração frouxas sob a administração Biden-Harris, imigrantes ilegais podem até mesmo votar em novembro, desafiando a lei federal. “O pior de tudo, Kamala Harris alegremente erodiria todas as proteções que temos para evitar que eles votem”, disse Vance a uma multidão em um comício em St. Cloud, Minnesota, no sábado. “Ela quer entregar o controle do nosso país a pessoas que não deveriam estar aqui em primeiro lugar. E não podemos permitir isso.”

Vance também ofereceu um aviso a qualquer pessoa que esteja nos EUA ilegalmente: “Se você está aqui, comece a arrumar suas malas agora mesmo porque Donald J. Trump está voltando ao poder.”

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *