Pesquisar
Close this search box.

PGR pede soltura de Filipe Martins

Foto: Arthur Max/MRE

Ex-assessor para Assuntos Internacionais da Presidência Filipe Martins está preso desde fevereiro

O procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, se manifestou a favor da liberdade de Filipe Martins.

Conforme posicionamento da PGR, ao qual Oeste teve acesso, a defesa de Martins “apresentou documentação que comprova sua permanência no território nacional desde o dia 30.12.2022, apesar de ter constado na lista de passageiros do presidencial que deixou o Brasil com destino a Orlando/EUA”.

“A pretensão de relaxamento da custódia parece reunir suficientes razões práticas e jurídicas, sem embargo de serem tomadas providências de cautela como a proibição de deixar o país e retenção de passaporte”, escreveu o PGR, em 29 de julho.

Provas apresentadas por Filipe Martins

Há alguns meses, a defesa de Martins reuniu comprovantes da Uber que reforçam a tese de que o ex-assessor não viajou para os EUA em 30 de dezembro de 2022.

Conforme os documentos juntados pelos advogados, aos quais Oeste teve acesso, Martins esteve em uma hamburgueria no centro de Brasília, em 30 de dezembro. No dia seguinte, ele se dirigiu ao aeroporto da capital federal para viajar para Curitiba.

Ao chegar à cidade, ele também usou o serviço por aplicativo, de acordo com os comprovantes. Na ocasião da presença de Martins em Curitiba, Bolsonaro já havia embarcado para o estrangeiro.

O governo dos Estados Unidos também informaram que Martins não esteve no país na data informada por Moraes.

Bilhetes de passagens aéreas

Em fevereiro deste ano, a Revista Oeste revelou a existência de bilhetes de passagens aéreas que comprovaram a presença de Martins no Brasil na data alegada por Moraes para mandar prendê-lo.

Interpelada pelo STF semanas depois, a Latam confirmou a ida do ex-assessor à capital paranaense.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *