Pesquisar
Close this search box.

Aprovação de Lula Cai: 35% Consideram Seu Governo “Ótimo/Bom” Enquanto 33% Avaliam Como “Ruim/Péssimo”, Revela Datafolha

Pesquisa mostra que taxas oscilaram dentro da margem de erro em relação ao último levantamento, de junho de 2024

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (3.ago.2024) mostra que 35% dos brasileiros avaliam o trabalho do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como “ótimo/bom”, e 33%, como “ruim/péssimo”. Os que avaliam a atual administração como “regular” são 30. E 3% não souberam responder.

As taxas oscilaram dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, em relação ao último levantamento, realizado em junho de 2024.

AVALIAÇÃO DE LULA

Compare os dados divulgados agora com os de junho:

  • avaliam o governo Lula como “ótimo/bom” – 35% (eram 36%);
  • avaliam o governo Lula como “ruim/péssimo” – 33% (eram 31%);
  • avaliam o governo Lula como “regular” – 30% (eram 31%);
  • não souberam responder – 3% (eram 2%).

O Datafolha realizou 2.040 entrevistas com eleitores de 146 cidades, de 29 a 31 de julho de 2024. O intervalo de confiança é de 95%.

O Datafolha fez sua 1ª pesquisa sobre o governo Lula apenas no final de março de 2023. Por essa razão, é impossível dizer se Lula está pior ou melhor do que em janeiro de 2023, quando iniciou seu mandato. Na série do PoderData, há uma pesquisa realizada em janeiro de 2023 e os dados permitem visualizar de maneira mais clara como e quando o governo e o petista perderam popularidade no 1º ano de seu 3º mandato.

PoderData faz duas perguntas para avaliar a administração petista.

Primeiro, pergunta de maneira direta se o eleitor aprova ou desaprova o governo (como é a tradição de pesquisas nos Estados Unidos). Nesse caso, não há a opção de dizer que o governo é regular, mas apenas se o entrevistado “aprova” ou “desaprova” a gestão presidencial. A seguir o gráfico do estudo de 27 a 29 de julho, com 47% de aprovação e 43% de desaprovação (4 pontos percentuais de diferença). Como se observa, em janeiro de 2023 havia 52% de aprovação e 39% de desaprovação (13 pontos percentuais de diferença):

PoderData também pergunta ao eleitor sobre a avaliação do trabalho pessoal do presidente. Nesse caso, há mais opções de resposta. Para 31%, Lula tem um desempenho ótimo ou bom (contra 43% do início do mandato). Outros 31% optaram por responder que o petista faz um mandato ruim ou péssimo. E 32% responderam que é regular.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *