Jornalistas estão em outros países em virtude de investigações
Atendendo à Polícia Federal (PF), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão dos jornalistas Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio, nesta quarta-feira, 14.
Os dois jornalistas, contudo, estão exilados em outros países, em virtude de inquéritos do STF.
Na Corte, ambos são investigados pelos seguintes crimes:
- Santos: obstrução de Justiça, honra e ameaça;
- Eustáquio: corrupção de menores.
PF, Alexandre de Moraes, Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio
Conforme a PF, Santos e Eustáquio coordenaram uma ação, “com posts criminosos”, para atacar policiais federais que atuam em investigações no tribunal.
Ainda segundo a PF, Eustáquio estaria se passando pela filha de 16 anos, Mariana, nas redes sociais. A jovem tem feito postagens constantes no Twitter/X. “Há indícios de que Eustáquio também utiliza sua filha adolescente e seus dois filhos menores de dois anos para a realização das postagens”, diz trecho da representação da PF. “Além do próprio dever de cuidado que seria suficiente para caracterizar o crime omissivo, em seu caso, há registros de incentivo às ações da filha, bem como da própria gravação dos filhos menores de 12 anos na Espanha, sendo o vídeo em seguida postado pela filha adolescente.”
Ao todo, nove medidas cautelares e dois mandados de busca foram cumpridos no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, no Amazonas e no Distrito Federal.
Nesta manhã, a PF esteve na casa de Eustáquio, em Brasília. Os agentes foram acompanhados de membros do Conselho Tutelar, em virtude de Mariana ser menor.