Os atos abusivos e sem respaldo legal do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), continuam a repercutir internacionalmente, desta vez alcançando um renomado jornal internacional, FOX NEWS.
A decisão do X (antigo Twitter) de encerrar suas operações no Brasil, devido à pressão e ameaças diretas de Moraes. O encerramento foi anunciado após Moraes ameaçar com prisão o representante legal da empresa no Brasil, caso as ordens de censura não fossem cumpridas. A situação destaca a gravidade das medidas adotadas pelo ministro, que agora atraem a atenção e a condenação de veículos de comunicação de alcance global.
Leia na íntegra:
A gigante das redes sociais X está fechando seu escritório no Brasil devido a ameaças legais feitas pelo juiz brasileiro Alexandre de Moraes.
A empresa afirmou neste sábado que os executivos foram “forçados a tomar essa decisão” depois que de Moraes ameaçou prisões caso a plataforma não removesse conteúdos considerados problemáticos pelo governo brasileiro.
“Na noite passada, Alexandre de Moraes ameaçou nosso representante legal no Brasil com prisão se não cumprirmos suas ordens de censura”, anunciou o escritório de Assuntos Governamentais Globais do X por meio da plataforma. “Ele fez isso em uma ordem secreta, que compartilhamos aqui para expor suas ações.”
“Apesar de nossos inúmeros recursos ao Supremo Tribunal Federal não terem sido ouvidos, do público brasileiro não ter sido informado sobre essas ordens e de nossa equipe brasileira não ter responsabilidade ou controle sobre o bloqueio de conteúdo em nossa plataforma, Moraes optou por ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal. Como resultado, para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossas operações no Brasil, com efeito imediato.”
De Moraes ordenou que o X removesse contas específicas no início deste ano, acusando a plataforma de abrigar “milícias digitais” que ele alega estarem espalhando desinformação e material odioso sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Devido às exigências do ‘justiça’ [de Moraes] no Brasil, que exigiriam que quebrássemos (em segredo) as leis brasileiras, argentinas, americanas e internacionais, o 𝕏 não teve outra escolha a não ser fechar nossas operações locais no Brasil”, disse o proprietário do X, Elon Musk, nas redes sociais no sábado. “Ele é uma vergonha total para a justiça.”
Musk posteriormente seguiu com outra mensagem, escrevendo: “A decisão de fechar o escritório do 𝕏 no Brasil foi difícil, mas, se tivéssemos concordado com as exigências de censura secreta e entrega de informações privadas feitas por [de Moraes] (ilegais), não haveria como explicar nossas ações sem sentirmos vergonha.”
Representantes do X haviam dito anteriormente ao Supremo Tribunal Federal do Brasil que cumpririam as decisões judiciais ordenando a censura de contas problemáticas.
No entanto, quando essas medidas não foram implementadas, os advogados do X informaram ao tribunal que “falhas operacionais” tornaram impossível cumprir as ordens.
Uma resposta
This is one of the most terrible news for brazilian society. On the other hand, if the pression over STF (moraes minister and others) grow, maybe,it will be good.