Musk X Moraes: Algumas considerações sobre o que deve acontecer daqui para frente (análise, não adivinhação)

1. Finalmente, Elo Musk cobriu a aposta de Alexandre, contrariando a previsão de Barroso de que tudo não passava de bravata. Agora, é a vez do ditador decidir se aumenta ou se desiste.

2. É até possível que ele tente “passar a vez”, expedindo decisões nos bastidores, tentando aplicá-las por cooperação internacional (impossível), ou aplicando uma multa pesada que dificilmente será executada (a esta altura, não deve haver muitos recursos na conta do X do Brasil), mas o mais provável é que ele feche o acesso do X no Brasil via DNS e ordem de remoção do aplicativo para download. Talvez comece com uma ordem temporária e siga com uma ordem definitiva. [Nota: quem tiver um VPN, poderá continuar acessando o X e eu recomendo o Proton que você pode baixar aqui

3. Apesar de se encontrar contra a parede por conta da série de reportagens da Folha (que ainda trará revelações ainda piores, pelo que sei), os demais ministros do STF, principalmente Barroso e Gilmar Mendes devem se unir em torno de Moraes. Tenho absoluta certeza de que eles estão se falando neste momento para combinar o jogo. O discurso, imagino, será que “se o X quer operar no Brasil, tem que seguir as leis do país” e tentativas de desqualificar Elon Musk como um “extremista pró-Trump”, de forma similar ao maduro.

4. Caso esta provável hipótese se concretize, o Brasil se juntará a uma seleta lista de países que proíbem a utilização do X: China, Coreia do Norte, Irã, Turcomenistão, Eritreia e, mais recentemente, Venezuela. Nenhum deles é nada perto de uma democracia. Nem mesmo em Cuba o acesso ao Twitter/X é totalmente bloqueado. Atualmente, a empresa opera em 195 países, dois a mais do que o total de membros das Nações Unidas. Este é o tamanho da cagada na qual estamos nos metendo.

5. O Brasil tem algo entre 22 e 30 milhões de usuários no X, sendo o quinto maior mercado da plataforma. Pode nem parecer tanto, mas dentre estes usuários estão setores muito poderosos. Todos os políticos usam X, mesmo os de esquerda. Todos os jornalistas precisam do X para se informar. Os veículos de mídia têm o X como a principal origem de cliques para os seus portais. O mercado financeiro inteiro se informa através do X e não consegue operar sem estas informações. Todos os ministros do STF usam X, o Pacheco e Lira usam X e, ironicamente, o X é a única rede na qual o próprio Alexandre está.

6. Todo este problema pode funcionar como o “tipping point” para muita gente que até agora aplaudiu Moraes. Isso já vinha acontecendo nos últimos dias, mas deve se aprofundar daqui para frente. Moraes não só bloqueou o X, mas ameaçou individualmente com prisão e multa meros funcionários e quis mexer no comando de uma empresa privada sem devido processo legal. Isso é diferente de ferrar com Figueiredo e Constantino. Muita gente virá com o discurso de “agora ele exagerou”. Não briguem com estas pessoas, mas as abracem neste momento.

. O clima no Congresso já está uma merda com o STF por conta da derrubada das Emendas PIX. A queda do X só dá uma justificativa mais robusta para que eles briguem. Vocês devem começar a pressionar os parlamentares para adotarem uma postura agora e saírem de cima do muro. Recomendo que acompanhem a posição de cada um no Placar que o Deputado Gustavo Gayer fez. Acesse

8. Enquanto eu faço esta publicação, mais de meio milhão de pessoas assinaram o abaixo-assinado para o Impeachment de Moraes (em cerca de 24 horas). É capaz do primeiro milhão ser atingido até segunda-feira. A meta é passar dos 5 milhões até o 7 de setembro. [Você pode assinar aqui

9. Sobre o 7 de Setembro, a manifestação que já existia antes de tudo isso acontecer, ganhou corpo com a adesão aberta dos grandes nomes do “bolsonarismo” (Nikolas, Gayer e Cia.) e agora até Elon Musk endossou a manifestação. O ex-presidente Bolsonaro deve ir ao evento, mas pelo que apurei ainda não decidiu se vai ou não falar. Como eu já disse antes, é hora do presidente exercer a sua liderança. Esta precisa ser a maior manifestação da história do país.

10. Como eu disse, a série de reportagens da Vaza-Jato do Xandão ou Vaza-Toga deve continuar na próxima semana. Se eu fosse o Glenn Greenwald , estaria publicando nesta semana diálogos dos laranjas do Alexandre relacionados ao X. Sei que tem coisa. E sei também que o mais pesado que eles têm ainda não foi publicado. Tudo isso gera incerteza na “tropa-de-choque” de defesa de Moraes, porque a cada reportagem um argumento de defesa é demolido e tudo fica ainda mais injustificável.

11. O Império Contra-Ataca: eu não duvido que outros países, mesmo no mundo desenvolvido, utilizem o atrito com o Brasil para comprar atrito com Elon Musk e tentar isolar o X. Nos EUA, a esquerda não tem poder para isso, mas prevejo muitos ataques e ameaças da Europa (especialmente os aloprados trabalhistas que assumiram o poder no UK), Canadá, Austrália, dentre outros. A censura é uma agenda global da esquerda, o Alexandre só foi o mais ousado de todos.

12. Estou tão curioso quanto vocês para saber se o X vai restaurar o acesso no Brasil às nossas contas originais ou até se vai continuar cumprindo as decisões, mesmo sem escritório no Brasil. Isto faria pouco sentido, mas não é uma impossibilidade completa: qualquer empresa de internet pode operar sem um representante legal no país. Isso livraria funcionários da prisão e permitira que a empresa continuasse “faturando” no país. Espero que isto não ocorra. Ao que me parece, o X passou a ser verdadeiramente no Brasil uma rede livre (repito: desde que você tenha uma VPN).

13. Quero que vocês entendam: o Rubicão foi cruzado. Não haverá outro momento para as instituições agirem. Nós já chegamos em uma desgraça inimaginável justamente porque não agimos antes. O monstro cresceu e está engolindo o Brasil. Não importa o lado em que você esteja: se não houver consequências agora (impeachment, por enquanto), Alexandre sairá com mais poder e nunca mais poderemos fazer nada.

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Uma resposta

  1. PAULO, concordo plenamente com tudo que escreveu. Parabéns!!! Porém, temos o Pacheco que precisa pautar o impeachment do Alexandre e há vários solicitações, não só esta que vc mandou o link, mas nada acontece. Entendo que precisamos agir xom o Pacheco e o Lira e não vejo nada sobre isso. Com eles lá, infelizmente, não adianta protocolar mais um abaixo assinado de impeachment. Simples assim. Eu até acredito que Pacheco já despachou com pessoal do Supremo de que ele não vai deixar passar. E agora? Não vejo um combato com sugestões sobre isso!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *