Eleições EUA: Comparação entre as pesquisas 2020 vs 2024 – NÃO SE DEIXE ENGANAR!

Muitos na mídia brasileira estão dizendo que Kamala Harris lidera as pesquisas para as eleições americanas. Mas isso é realmente verdade?

Vamos analisar. Tomemos como exemplo uma das pesquisas mais conhecidas, a do instituto YouGov, e comparemos os números de 2020, quando Biden “foi eleito”, com os de 2024.

Em agosto de 2020, Biden tinha uma vantagem de +10 nas pesquisas YouGov. No entanto, a pesquisa final daquele ano superestimou essa vantagem em 5,5 pontos percentuais a favor de Biden.

Agora, em agosto de 2024, Harris aparece com apenas +3 na mesma pesquisa. Será que alguém considera isso uma vantagem minimamente confiável?

Mais: Na média nacional do Real Clear Politics, Harris tem uma modesta vantagem de 1,6 pontos percentuais. Em 2020, a média das pesquisas superestimou o resultado do Biden em 2,7pp.

Tudo isso ocorre em meio à convenção democrata, quando a candidata recebe uma enorme exposição na mídia.

O instituto Rasmussen, independente e com um dos maiores graus de precisão nas últimas duas eleições, aponta que Trump tem uma vantagem sólida de 4 pontos confirmada em múltiplos levantamentos e acusa os demais institutos de inflarem artificialmente os números de Kamala para criar uma falsa impressão de entusiasmo com a candidata.

O cenário piora ainda mais quando consideramos o modelo do colégio eleitoral americano e a concentração dos votos democratas em determinados estados. A maioria dos estatísticos estima que, para vencer no colégio eleitoral, Kamala precisaria de uma vantagem de pelo menos 4 pontos na eleição nacional.

Biden “ganhou” em 2020 por uma margem mínima, obtendo 4,5 pontos de vantagem na votação nacional. Já Hillary perdeu em 2016 mesmo com 2,1 pontos de vantagem.

OU SEJA: Mesmo imaginando que as pesquisas atuais fossem absolutamente precisas e sem viés em favor dos democratas – o que demonstrei não ser verdade – Trump acabaria se consagrando presidente com os números atuais.

É exatamente por isso que as apostas do mercado, registradas em plataformas como o PolyMarket, já colocam Trump novamente como favorito. Não vai ser fácil, nem será uma vitória esmagadora, mas tudo indica que Donald Trump estará de volta à Casa Branca em 2025.

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Respostas de 8

  1. Paulo, tenho orgulho de ser um apoiador do seu trabalho com uma modesta contribuição mensal. Tenho recebido as faturas de cobrança religiosamente no meu e-mail e no cartão de credito, mas quando tento acessar um link exclusivo para apoiadores, minha assinatura não aparece, mesmo quando tento fazer o login. Como não consigo encontrar suporte para eta situação estou ficando desanimado com o meu apoio. Peço encarecidamente que alguem da sua equipe verifique esta situação e me de um retorno. Meu e-mail cadastrado com voce é: [email protected]. Aguardo

  2. Paulo sou um grande admirador do seu trabalho jornalístico.
    Te acompanho sempre que posso nas redes.
    Desejo força e sucesso na luta contra os ditadores de toga.
    Deus abençoe vc e todos brasileiros que estão ai na America e não se esqueceram do Brasil.

  3. Fico triste que também na direita americana haja boicote na campanha de Trump . Vide as falas de Candace Owens .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *