Pesquisar
Close this search box.

PF prende candidato a vereador por participação no 8 de janeiro

Ordem de prisão por ‘suspeita de associação criminosa’ foi emitida pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF

Polícia Federal deteve na tarde deste sábado, 14, um dos três candidatos às eleições municipais com mandados de prisão preventiva em aberto por envolvimento no 8 de janeiro de 2023. Marcos Geleia Patriota (Novo), candidato a vereador em Céu Azul (PR), foi preso em Cascavel (PR) por “suspeita de associação criminosa”.

De acordo com informações do portal g1, Marcos Geleia Patriota é um dos candidatos que foram alvo de mandados de prisão emitidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O mandado contra Marcos Pereira, também conhecido como Marcos Geleia Patriota, foi expedido em novembro de 2023. A ordem de prisão exige que qualquer autoridade judicial ou policial “prenda e recolha” Marcos a uma unidade prisional.

O que diz o candidato

De acordo com a lei, indivíduos com mandados de prisão preventiva podem concorrer a cargos públicos, exceto aqueles com condenação judicial ou decisão colegiada de juízes, o que não se aplica a Marcos.

Antes de sua prisão pela PF, Marcos afirmou ao g1 que havia sido preso em Brasília no dia 9 de janeiro, o dia seguinte à depredação das sedes dos Três Poderes, e que foi libertado dez dias depois, usando tornozeleira eletrônica desde então.

Quando questionado sobre o mandado de prisão em aberto, Marcos declarou que desconhecia a ordem.

Pelo menos 48 presos do 8 de janeiro são candidatos

De acordo com um levantamento do jornal Folha de S.Paulo, publicado em 23 de agosto, pelo menos 48 dos 1.406 presos pelos atos de 8 de janeiro de 2023 são candidatos nas eleições municipais de 2024.

Entre eles, dois concorrem a prefeito, um a vice-prefeito e 45 a vereador, em 44 cidades. Ao registrarem suas candidaturas, 14 usaram o termo “patriota” no nome de urna.

O Estado de São Paulo lidera com nove desses candidatos, seguido pelo Paraná, com seis, e Bahia e Minas Gerais, com cinco cada um.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Respostas de 2

  1. PAULO,sou um veio com 79 anos que servi em 64 no bg.Tenho um orgulho do teu avô e de vc,Hoje tenho nojo de milico. FIGUEIREDO DE ESTAR MUITO PUTO LA NO CEU.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *