Trabalhadores apostam na direita enquanto aposentados votam mais no SPD
O Partido Social-Democrata (SPD) venceu as eleições deste domingo no estado alemão de Brandemburgo com 31% dos votos, apenas um ponto à frente da formação patriota Alternativa para a Alemanha (AfD), que alcançou 30%, segundo projeções de votos divulgadas pela imprensa local.
A terceira posição é dividida entre a União Democrata Cristã (CDU) e a Aliança Sahra Wagenknecht-Pela Razão e Justiça (BSW), ambos com 12% dos votos. Em quarto lugar ficaram os Verdes, com 5%, ligeiramente acima do mínimo de 4% necessário para obter representação no parlamento.
A Esquerda (3%) e BVB/Eleitores Livres (2,7%) ficaram abaixo do limite necessário para entrar no parlamento regional por percentual, embora possam conseguir alguns assentos por eleição direta. A participação eleitoral foi estimada em cerca de 74%, bem acima dos 61,3% das últimas eleições regionais, realizadas em 2019.
Brandemburgo tem 2,1 milhões de eleitores, mas suas eleições regionais se tornaram um marco importante devido ao crescimento da AfD em outros estados da antiga República Democrática Alemã. Essas eleições são vistas como um indicador nacional, após os últimos reveses do SPD e seus aliados liberais e ecologistas em eleições regionais.
AfD lidera entre os jovens
De acordo com as primeiras estimativas, a AfD dominou entre os eleitores mais jovens. Na faixa etária de 16 a 24 anos, eles venceram os social-democratas por 32% a 19%. Entre os de 25 a 34 anos, venceram por 34% a 20%, e entre os de 35 a 44 anos, a vantagem foi de 35% a 24%. Na faixa de 45 a 59 anos, continuam na frente com 33% contra 29% da esquerda. As tendências mudam drasticamente com o voto dos aposentados: até os 69 anos, apenas 29% votaram no partido de direita, e a partir dos 70 anos, esse número cai para 17%.
Além disso, a AfD venceu entre os homens, com 35% contra 29% do SPD, enquanto entre as mulheres, a esquerda liderou com 33% contra 25%. Outro dado surpreendente foi o apoio dos trabalhadores à AfD, que conquistou 47% desse grupo.