Haley: Trump não deveria usar o RNC como ‘cofrinho’ para problemas legais

Haley: Trump não deveria usar o RNC como ‘cofrinho’ para problemas legais

A candidata presidencial republicana Nikki Haley alertou na sexta-feira que o ex-presidente Donald Trump usará o RNC para pagar seus crescentes honorários advocatícios, caso ganhe a indicação republicana em 2024.

Numa entrevista à CNN, Haley disse que não quer que Trump use o Comité Nacional Republicano (RNC) – que solicita doações aos eleitores republicanos – como o seu “cofrinho” pessoal.

“Meu maior problema é que não quero que o RNC se torne seu fundo de defesa legal”, disse Haley a Kaitlan Collins da CNN. “Não quero que o RNC se torne o seu cofrinho para os seus processos judiciais pessoais. Já o vimos gastar 50 milhões de dólares em contribuições de campanha para os seus processos judiciais pessoais.”

“Agora o vemos tentando obter o controle do RNC, para que possa continuar a não ter que pagar seus próprios honorários advocatícios”, acrescentou ela.

TRUMP PROIBIDO DE OPERAR NEGÓCIOS, CONDENADO A PAGAR MAIS DE US$ 350 MILHÕES EM CASO DE FRAUDE CIVIL EM NY

A ex-embaixadora da ONU Nikki Haley e o ex-presidente Donald Trump. (Imagens Getty)

Os comentários de Haley foram feitos depois que um juiz de Nova York ordenou que Trump pagasse mais de US$ 350 milhões no caso de fraude civil movido pela procuradora-geral do estado, Letitia James. O juiz Arthur Engoron decidiu que Trump e outros réus eram responsáveis ​​por “fraude persistente e repetida”, “falsificação de registros comerciais”, “emissão de demonstrações financeiras falsas”, “conspiração para falsificar demonstrações financeiras falsas”, “fraude de seguros” e “conspiração para cometer fraude de seguros.”

O juiz também proibiu Donald Trump Jr. e Eric Trump de servir como executivos ou diretores de qualquer empresa ou entidade legal de Nova York por dois anos.

TRUMP VISITA TRIBUNAL DE MANHATTAN PARA EXPLOSÃO DO CASO NYAG, ELOGIA DECISÃO DE APELO A SEU FAVOR

Endossos de Trump

O ex-presidente Donald Trump anunciou seu endosso para cargos de liderança no Comitê Nacional Republicano em 12 de fevereiro de 2024. O ex-presidente apoiou Michael Whatley, à esquerda, para servir como o próximo presidente do RNC; Lara Trump servirá como vice-presidente; e Chris LaCivita para atuar como Diretor de Operações da RNC. (imagens AP e Getty)

A decisão de Engoron ocorreu semanas depois de Trump ter sido condenado a pagar mais de 83 milhões de dólares num caso de difamação movido pelo escritor E. Jean Carroll, que acusou Trump de agressão sexual.

O RNC reconheceu anteriormente que estava pagando certos honorários advocatícios “relacionados a processos judiciais com motivação política travados contra o presidente Trump”, de acordo com reportagem do The Hill, incluindo investigações do então promotor distrital de Manhattan, Cy Vance Jr., e do procurador-geral de Nova York. Letícia James.

No entanto, em 2022, o RNC disse que não pagaria as contas legais de Trump assim que ele se declarasse candidato à Casa Branca.

TRUMP APOIA NOVA PRESIDÊNCIA RNC, ANUNCIA CONCURSÃO DA NORA PARA VICE-PRESIDENTE

Esboço do tribunal de Jesus Suarez

Um esboço do tribunal mostra o advogado Jesus Suarez questionando Eli Bartov enquanto o ex-presidente Donald Trump e o juiz Arthur Engoron observam no tribunal civil de Manhattan, em Nova York, na quinta-feira, 7 de dezembro de 2023. (Jane Rosenberg)

Haley levantou preocupações de que, caso Trump ganhasse a nomeação do Partido Republicano em 2024, ele comandaria o RNC e os doadores leais do Partido Republicano para pagar a conta por seus julgamentos civis. Trump já apoiou o presidente do Partido Republicano da Carolina do Norte, Michael Whatley, para substituir a atual presidente do RNC, Ronna McDaniel, junto com sua nora Lara Trump para potencialmente servir como vice-presidente.

“O problema é que isso não nos ajuda quando há assentos na Câmara, no Senado ou em qualquer outra coisa, se o RNC estiver todo focado em seus honorários advocatícios”, disse Haley à CNN.

“Ele fez do co-presidente sua nora. Ele fez de seu gerente de campanha o diretor de operações. Ele está tentando controlar o RNC depois do fato de ter tentado me tirar da disputa para que ele pudesse ser o presumível candidato. Tudo isso é para que ele tenha um braço para pagar seus honorários advocatícios”, continuou ela.

CLIQUE AQUI PARA OBTER O APLICATIVO FOX NEWS

“Esse é o medo que todo republicano deveria ter, porque não ganharemos nada se ele seguir esse caminho”.

A campanha de Trump e o RNC não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

Trump e Haley se enfrentarão nas primárias republicanas da Carolina do Sul no próximo sábado, 24 de fevereiro de 2024.

Michael Lee, da Fox News Digital, contribuiu para este relatório.

Receba as últimas atualizações da campanha de 2024, entrevistas exclusivas e muito mais em nosso centro eleitoral Fox News Digital.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *