Em 27 de outubro, 52 cidades brasileiras realizarão o segundo turno das eleições municipais. O processo já está em andamento. Entre essas cidades, 15 capitais ainda não escolheram seu prefeito.
As campanhas nesses municípios começam a entrar em uma nova fase a partir desta segunda-feira, 7. O Código Eleitoral permite que os candidatos distribuam materiais e realizem eventos até a véspera da votação, 26 de outubro, respeitando as regras do segundo turno.
Confira abaixo as 52 cidades brasileiras que terão segundo turno:
- Anápolis (GO)
- Aparecida De Goiânia (GO)
- Aracaju (SE)
- Barueri (SP)
- Belém (PA)
- Belo Horizonte (MG)
- Camaçari (BA)
- Campina Grande (PB)
- Campo Grande (MS)
- Canoas (RS)
- Caucaia (CE)
- Caxias do Sul (RS)
- Cuiabá (MT)
- Curitiba (PR)
- Diadema (SP)
- Fortaleza (CE)
- Franca (SP)
- Goiânia (GO)
- Guarujá (SP)
- Guarulhos (SP)
- Imperatriz (MA)
- João Pessoa (PB)
- Jundiaí (SP)
- Limeira (SP)
- Londrina (PR)
- Manaus (AM)
- Mauá (SP)
- Natal (RN)
- Niterói (RJ)
- Olinda (PE)
- Palmas (TO)
- Paulista (PE)
- Pelotas (RJ)
- Petrópolis (RJ)
- Piracicaba (SP)
- Ponta Grossa (PR)
- Porto Alegre (RS)
- Porto Velho (RO)
- Ribeirão Preto (SP)
- Santa Maria (RS)
- Santarém (PA)
- Santos (SP)
- São Bernardo do Campo (SP)
- São João de Meriti (RJ)
- São José do Rio Preto (SP)
- São José dos Campos (SP)
- São Paulo (SP)
- Serra (ES)
- Sumaré (SP)
- Taboão Da Serra (SP)
- Taubaté (SP)
- Uberaba (MG)
Regras para o segundo turno
A propaganda eleitoral gratuita na rádio e TV ocorrerá entre 11 e 25 de outubro. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu novas regras para o conteúdo das campanhas.
Entre as proibições definidas pelo TSE, estão a exibição de imagens de guerra ou violência, além de “incitações que afetem a ordem pública” e discriminações de “gênero”, sexo, orientação sexual, religiosidade, cor, raça ou etnia.
Comícios e uso de equipamentos de som fixos estão autorizados até 24 de outubro. Como no primeiro turno, o último comício pode durar mais de duas horas.
Em 25 de outubro, termina a propaganda na rádio e TV e a divulgação de mídias pagas na imprensa e internet, incluindo impulsionamento nas redes sociais. Este será também o último dia para debates, que não podem passar da meia-noite.
As pesquisas eleitorais podem ser feitas e divulgadas, desde que registradas no TSE. No dia da votação, 27 de outubro, as pesquisas devem ser registradas até 21 no PesqEle e divulgadas depois de as 17h de Brasília.
Entre 26 e 28 de outubro, a circulação de armas e munições será proibida em todo o Brasil. Essa medida busca garantir a segurança durante o período eleitoral.