Pesquisar
Close this search box.

Reino Unido: Starmer afirma que as Malvinas “são britânicas” e que a soberania de Gibraltar “não é negociável”

Declaração feita durante sua intervenção na Câmara dos Comuns

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, afirmou nesta quarta-feira, durante uma sessão na Câmara dos Comuns, que as Ilhas Malvinas “são britânicas” e que a soberania de Gibraltar “não é negociável”. A declaração foi feita após o ressurgimento do debate sobre esses territórios, impulsionado pelo recente acordo para ceder o controle do arquipélago de Chagos a Maurício.

Starmer fez essa declaração em uma sessão de controle, durante a qual o líder liberal-democrata, Ed Davey, questionou-o sobre as negociações com a União Europeia para reavaliar as relações após o Brexit.

Starmer lembra encontro com Von der Leyen

Keir Starmer, primeiro-ministro do Reino Unido, destacou que na semana passada esteve em Bruxelas com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para discutir formas de “melhorar” o “mau” acordo de separação firmado pelo governo anterior. No entanto, ele deixou claro que os trabalhistas têm “linhas vermelhas” bem definidas em questões como mercado único, união aduaneira ou liberdade de movimento.

Starmer também mencionou que o caso das Ilhas Malvinas é “pessoal” para ele, já que seu tio “quase perdeu a vida” após o impacto de um torpedo no navio em que estava tentando “defender” o arquipélago. O governo argentino retomou essa reivindicação aproveitando o recente acordo sobre Chagos.

“As Malvinas são britânicas e continuarão sendo britânicas. E a soberania de Gibraltar também não é negociável”, afirmou Starmer em sua declaração aos deputados.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *