Pesquisar
Close this search box.

China inicia manobras militares ao redor de Taiwan que simulam bloqueio de portos e ataque

O Exército da China iniciou na manhã desta segunda-feira uma série de manobras militares ao redor da ilha de Taiwan, nas quais simulará o bloqueio de seus portos e ataque a alvos marítimos e terrestres, entre outras ações. Isso ocorre poucos dias após o presidente de Taiwan, Lai Ching Te, ressaltar que sua “missão” como líder é “resistir à anexação” por parte de Pequim.

“Com navios e aviões se aproximando da ilha de Taiwan a partir de diferentes direções, tropas de múltiplos serviços participam em exercícios conjuntos, focando em temas como patrulha de prontidão para combate mar-ar, bloqueio de portos e áreas estratégicas, ataque a alvos marítimos e terrestres, assim como a conquista conjunta de superioridade abrangente”, comunicou o porta-voz do Comando de Operações Oriental, Li Xi.

Os exercícios, batizados de Espada Conjunta-2024B, têm como objetivo testar as capacidades militares e servir como um “severo alerta aos atos separatistas” da ilha, considerada por Pequim como uma província rebelde, mas sob sua soberania. Além disso, trata-se de uma operação “legítima e necessária” para “salvaguardar a unidade nacional”.

Por sua vez, o Ministério da Defesa de Taiwan condenou, em sua conta na rede social X, o início dos exercícios, que considera “irracionais” e “provocativos”, e anunciou o desdobramento das “forças apropriadas” em resposta.

De Pequim, as autoridades chinesas reiteraram em várias ocasiões que a independência de Taiwan não será tolerada e que o uso da força não está descartado para impedir a secessão. Os laços entre a China e a ilha de Taiwan, considerada por Pequim como uma província sob sua soberania, foram rompidos em 1949, após as forças do partido nacionalista Kuomintang sofrerem uma derrota na guerra civil contra o Partido Comunista e se transferirem para o arquipélago. As relações só foram restabelecidas de forma empresarial e informal no final da década de 1980.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *