Foto – Rebecca Noble
A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, concordou em conceder uma entrevista exclusiva à Fox News, que será transmitida nesta quarta-feira, 16/10, às 18h (horário do leste dos EUA). A entrevista será conduzida pelo renomado jornalista Bret Baier, uma das principais figuras da emissora, sendo gravada as 11h da quarta feira a tarde.
A decisão de Harris de participar de uma entrevista na Fox New, é considerada um movimento estratégico à medida que as eleições presidenciais se aproximam e a disputa com o ex-presidente Donald Trump se intensifica.
Essa será uma rara oportunidade para Harris se dirigir diretamente ao público da Fox News, conhecido por ter uma audiência majoritariamente conservadora. A entrevista também é uma oportunidade para ela apresentar suas propostas e responder às críticas que têm sido direcionadas à sua gestão como vice-presidente. Além disso, a entrevista ocorre em um momento crucial, faltando menos de um mês para as eleições presidenciais de 2024, nas quais Harris enfrentará uma disputa acirrada com Trump.
Espera-se que o jornalista Bret Baier, conhecido por suas entrevistas incisivas, questione Harris sobre temas centrais da campanha, como a economia, imigração, política externa e as críticas ao governo Biden-Harris. Questões polêmicas, como a retirada do Afeganistão e as políticas de fronteira, também podem ser abordadas.
Essa entrevista será marcada como a primeira vez que um candidato presidencial democrata concede uma entrevista para a poderosa rede de notícias a cabo desde julho de 2016, quando Hillary Clinton foi questionada pelo então apresentador do “Fox News Sunday”, Chris Wallace.
O presidente Joe Biden nunca fez uma entrevista individual com a rede, seja como candidato ou como comandante-chefe.
Para muitos, a entrevista representa um esforço por parte da vice-presidente de tentar conquistar eleitores independentes e moderados, essenciais para uma vitória nas eleições. A entrevista também será um teste de como Harris lida com uma audiência que pode ser menos favorável e suas “habilidades” em apresentar sua mensagem de forma eficaz em um ambiente que poderá ser hostil para ela.
A campanha de Trump criticou Harris por não estar disposta a aparecer em redes que não façam perguntas mais desafiadoras.
O 45º presidente vinha pressionando Harris a participar de um debate no início de setembro na Fox News, mas ela recusou, pedindo em vez disso por um segundo debate em outubro na CNN.
Também na quarta-feira, a Fox News vai sediar um fórum com Trump, falando exclusivamente para eleitores do sexo feminino. Esse evento será transmitido às 11h da manhã.