Para o procurador-geral da Venezuela, o petista “manipulou” o acidente para não ter de ir à Cúpula dos Brics, na Rússia
O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab (foto), afirmou neste sábado, 26, que Lula mentiu sobre o acidente doméstico no Palácio da Alvorada para não ter de ir à Cúpula dos Brics, na Rússia.
“Fontes diretas e próximas do Brasil me informam que o presidente Lula da Silva manipulou um suposto acidente para usá-lo como álibi para não comparecer à recente cúpula do Brics”, disse o aliado do ditador Nicolás Maduro.
“O que circulou fortemente como rumor, infelizmente parece ser confirmado por um vídeo divulgado ontem, onde se vê o presidente Lula são, em pleno uso de suas faculdades e agindo com total cinismo.”
Saab se refere a imagens feitas na sexta-feira em que Lula apareceu com pontos na cabeça, em sua primeira aparição no Palácio do Planalto após o acidente doméstico que sofreu na semana passada.
Com a queda, o petista cancelou a ida à Rússia onde participaria da Cúpula dos Brics, e passou a despachar do Palácio da Alvorada, e não do Palácio do Planalto.
Venezuela compara Lula a Bolsonaro
Contrariada com o veto brasileiro à entrada da Venezuela no Brics, grupo que originalmente reunia Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, a ditadura de Nicolás Maduro comparou Lula ao ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmando que a decisão reproduz “o ódio, a exclusão e a intolerância” promovidos pelos centros de poder ocidentais.
Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores de Maduro classificou o veto do Brasil como uma “agressão” e um “gesto hostil” à Venezuela, que causa “indignação e vergonha” ao povo venezuelano e mantém “a pior das políticas de Jair Bolsonaro”.
Esse ingresso vai acontecer mais cedo ou mais tarde porque é do interesse da China e da Rússia.
Com a Venezuela, Putin ainda tem uma maneira de espezinhar os americanos no quintal deles, que é a América Latina.
Lula, o “agente da CIA”
Essa não foi a primeira vez que o procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, fez uma acusação inusitada contra Lula. Recentemente, ele também afirmou que o petista ele seria um “agente da CIA”.
A acusação, completamente infundada, também incluiu o presidente do Chile, Gabriel Boric. Saab criticou os dois líderes por, segundo ele, não demonstrarem apoio suficiente ao regime de Nicolás Maduro diante das denúncias de fraudes nas eleições venezuelanas.