Pesquisar
Close this search box.

Irã avalia resposta a ataque aéreo de Israel; EUA pedem contenção

O líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, disse que o país deve mostrar poder

Autoridades do Irã devem decidir como responder ao ataque aéreo de Israel ocorrido na última sexta-feira, 25. Neste domingo, 27, a agência de notícias oficial iraniana (IRNA) citou o líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, que mencionou a necessidade de mostrar o poder do Irã.

“O mal cometido pelo regime sionista [Israel] duas noites atrás não deve ser minimizado nem exagerado”, disse o aiatolá.

Neste sábado, 26, o Irã descreveu o ataque aéreo israelense contra seus alvos militares como tendo causado apenas danos limitados. Enquanto isso, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu o fim da escalada que trouxe preocupações de um conflito maior no Oriente Médio.

Os militares israelenses relataram que dezenas de jatos realizaram três ondas de ataques antes do amanhecer, mirando fábricas de mísseis e outros locais perto de Teerã e no oeste do Irã. A ação foi uma resposta ao ataque do Irã contra Israel em 1º de outubro.

Khamenei afirmou que a forma de demonstrar o poder iraniano deve ser decidida pelas autoridades e deve servir ao melhor interesse do povo e do país.

EUA pede diálogo entre Irã e Israel

O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, discutiu com o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, sobre os ataques noturnos de precisão das Forças de Defesa de Israel no Irã.

Austin falou sobre “as oportunidades que agora existem para usar a diplomacia para diminuir as tensões na região”. Ele mencionou a libertação de reféns e um acordo de cessar-fogo em Gaza, além de um acordo no Líbano para o retorno seguro de civis.

Em conversa com seu homólogo israelense, Austin advertiu que “o Irã não deve cometer o erro de responder aos ataques de Israel”.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *