Foto – Madalina Vasiliu/Epoch Times
Os eleitores dos condados devastados por tempestades no oeste da Carolina do Norte compareceram para votar antecipadamente em um percentual maior do que a média estadual, aliviando os temores de que a destruição causada pelo furacão Helene — em uma área predominantemente republicana — afetaria negativamente a participação.
Este ano, a Carolina do Norte registrou um recorde de votação antecipada, com mais de 4,2 milhões de pessoas votando em locais de votação antecipada antes do Dia da Eleição, segundo o Conselho Eleitoral Estadual, informou o The Hill. O conselho acrescentou que os 25 condados afetados por Helene tiveram uma participação antecipada de 58,9%, superior à taxa estadual, que ficou em cerca de 57%.
“Estou orgulhosa de todos os nossos 100 conselhos eleitorais de condado e dos milhares de trabalhadores eleitorais que estão fazendo isso acontecer em suas comunidades”, disse a Diretora Executiva do Conselho Eleitoral Estadual, Karen Brinson Bell. “E estou especialmente orgulhosa dos trabalhadores e eleitores do oeste da Carolina do Norte. Vocês são uma inspiração para todos nós.”
Incluindo os votos por correio, a Carolina do Norte registrou quase 4,5 milhões de votos antecipados até a manhã de domingo. A votação antecipada presencial no estado terminou na tarde de sábado. Até a última quinta-feira, os eleitores registrados como republicanos lideravam ligeiramente no total de votos antecipados na Carolina do Norte, um estado importante na eleição de 2024. Eleitores independentes superaram os republicanos registrados na contagem final de votos antecipados, mas os republicanos ficaram à frente dos democratas registrados por mais de 40 mil votos, relatou Michael Pruser, do DecisionDeskHQ.
Atualização Final de Votação Antecipada na Carolina do Norte – 03/11
O estado encerrou seu período de votação antecipada de 17 dias, e a contagem atual de 4,44 milhões de votos representa aproximadamente 80% do eleitorado esperado.
Embora os números de votação antecipada não sejam necessariamente previsões precisas de quem vencerá o estado, sugerem que os republicanos começaram bem na Carolina do Norte. Pruser acrescentou que os democratas podem ver um aumento nos votos à medida que as cédulas de voto por correio continuem a “chegar nos próximos três dias”, mas disse que entre os eleitores no Dia da Eleição, “provavelmente veremos uma votação ligeiramente mais branca, mais republicana e mais masculina do que os primeiros 4,44 milhões de eleitores”.
Tanto o ex-presidente Donald Trump quanto a vice-presidente Kamala Harris têm feito campanhas intensas na Carolina do Norte nas últimas semanas, já que as pesquisas mostram uma disputa acirrada entre os dois candidatos. Trump venceu o estado tanto em 2016 quanto em 2020.
Bell afirmou na sexta-feira que os funcionários da Carolina do Norte estão otimistas de que todos os resultados finais serão submetidos por volta da meia-noite do Dia da Eleição.