O ex-presidente Donald Trump escolheu Grand Rapids, Michigan, para seu último comício na segunda-feira, encerrando sua campanha presidencial de 2024.
Grand Rapids é um local simbólico para Trump. Foi onde ele concluiu suas campanhas de 2016 e 2020, reunindo apoiadores até tarde da noite.
Em 4 de novembro de 2024, não foi diferente. Trump chegou em Grand Rapids tarde da noite, onde apoiadores lotavam a arena, esperando pacientemente por sua última aparição.
Ele fez sua entrada clássica, com gravata vermelha, terno azul marinho e ao som de “God Bless the USA” de Lee Greenwood, ficando orgulhosamente em pé para seus apoiadores. “EUA, EUA, EUA”, a multidão cantava.
“É inacreditável. Pense nisso, este é o último. É o último que teremos que fazer”, começou Trump. “Fazer quatro desses comícios em um dia é um pouco difícil, mas não realmente, porque o amor e cada um deles foi incrível, como este. Isso torna tudo mais fácil.”
“E quero fazer uma saudação muito especial para Grand Rapids. É um lugar especial! Lembra de 2016, quando nos davam apenas três por cento de chance?” ele perguntou.
“Saibam que esta será a maior vitória política na história do nosso país”, declarou Trump.
“Estamos liderando com centenas de milhares de votos, mas vamos fingir que estamos empatados ou perdendo por pouco, porque queremos mostrar uma demonstração de unidade amanhã”, continuou ele.
“Gostaria de começar fazendo uma pergunta: vocês estão melhor agora do que há quatro anos?” perguntou.
“Não!” respondeu a multidão.
“Porque, nos últimos quatro anos, os americanos sofreram uma falha catastrófica após a outra, uma traição e uma humilhação. Kamala trouxe preços altos e uma verdadeira angústia econômica em casa, guerra e caos no exterior, e uma invasão destrutiva na nossa fronteira sul, com alguns dos piores criminosos do mundo entrando em nosso país. E nós não vamos aceitar isso. Vamos acabar com isso imediatamente.”
“Minha mensagem para vocês e para todos os americanos esta noite é muito simples: não precisamos viver assim. Não precisamos viver assim,” afirmou Trump.
“O controle está em nossas mãos. Tudo o que precisamos fazer é votar amanhã. Saiam para votar. Eles não podem fazer nada contra isso. Nós vencemos”, acrescentou.
O estado de Michigan pode desempenhar um papel importante no esforço de Trump para completar a maior retomada política da história moderna dos EUA. É um estado decisivo na região industrial, com 15 votos no Colégio Eleitoral.
Se Trump vencer em Michigan, Pensilvânia ou Wisconsin, ele provavelmente completará essa retomada, acreditam muitos especialistas políticos, assumindo que ele se saia como esperado em outras regiões.
As pesquisas estaduais mostram Trump disputando dentro da margem de erro contra a vice-presidente Kamala Harris. Ele venceu o estado em 2016 por 0,3 ponto percentual e perdeu em 2020 por 2,8 pontos percentuais.
O comício de Trump em Grand Rapids foi o último de quatro comícios na véspera do Dia da Eleição. Ele começou o dia na Carolina do Norte e depois realizou dois comícios na Pensilvânia.