O ex-conselheiro especial de Barack Obama se mostrou cético quanto à capacidade de Harris de conquistar eleitores da classe trabalhadora nos últimos dias de campanha.
O veterano analista político de esquerda Van Jones afirmou estar “nervoso” sobre as chances de Kamala Harris nas urnas nesta terça-feira — depois que sua campanha se concentrou em endossos de celebridades fora de sintonia com o público comum.
Jones, ex-conselheiro especial do presidente Barack Obama, disse que os eventos “repletos de estrelas” organizados por Harris nos dias que antecederam a eleição lembram assustadoramente os últimos dias da campanha fracassada de Hillary Clinton à Casa Branca em 2016.
O analista político admitiu estar cético de que a investida final de Harris nos estados decisivos — com o apoio de celebridades como Katy Perry, Lady Gaga e Oprah Winfrey — realmente convença as pessoas da classe trabalhadora a votarem nos democratas.
“Outra coisa que me deixa nervoso é que, em 2016, tivemos um grande evento com celebridades pouco antes da eleição, e perdemos o estado”, disse Jones na CNN na segunda-feira.
“Eu acho que as pessoas não entendem. Trabalhadores às vezes precisam escolher: ‘Vou ao grande e divertido show e pago uma babá para isso ou arrumo um jeito de ir votar?’ Não gosto desses eventos cheios de estrelas”, ele comentou.
“Não quero as pessoas indo a shows. Quero as pessoas batendo de porta em porta, quero gente lutando por isso”, disse ele.
Harris tem feito campanha intensiva com celebridades, uma estratégia que preocupa Jones, que teme que ela não traga resultados no dia da eleição.
Perry se apresentou com Harris em uma parada de campanha em Pittsburgh, Pensilvânia, na segunda-feira.
Lady Gaga, Ricky Martin, The Roots, Fat Joe e outros se apresentaram para a candidata democrata em um evento em Filadélfia na mesma noite, onde Winfrey também apareceu, conforme relatado pela NBC Philadelphia.
Trump tem feito campanha intensiva na Pensilvânia e celebrou publicamente quando Harris deixou de escolher o governador do estado, Josh Shapiro, como seu vice.
Outros artistas que acompanharam Harris na campanha incluem Bruce Springsteen e a rapper Megan Thee Stallion.
Especialistas dizem que a Pensilvânia pode ser o estado decisivo para definir o próximo presidente dos Estados Unidos nos próximos quatro anos.
Trump e Harris estão empatados na Pensilvânia, de acordo com a última pesquisa do New York Times/Siena.
Jones também expressou preocupação sobre o desempenho de Harris entre os eleitores judeus na Pensilvânia, especialmente na Filadélfia, onde ele disse que o presidente Biden conquistou 70% do voto judaico crucial em 2020.
“Algumas pesquisas mostram Kamala em 50-50,” disse ele. “Esses são 70.000 votos que estamos perdendo, e essa é a margem para a vitória”, afirmou Jones.
O comentarista da CNN, Scott Jennings, previu que o candidato que vencer na Pensilvânia estará na Casa Branca em janeiro.