Pesquisar
Close this search box.

Haddad diz que o dia ‘amanheceu mais tenso’ com vitória de Trump

Foto – Marcelo Camargo

Ministro da Fazenda afirma que republicano fez declarações durante campanha que causam ‘apreensão’ no Brasil e ‘no mundo inteiro’

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou que o “dia amanheceu mais tenso no mundo”, com o fato de Donald Trump ter sido eleito presidente dos Estados Unidos. A fala foi feita em conversa com jornalistas, nesta quarta-feira, 6. 

“Na campanha, foram ditas muitas coisas que causam apreensão não só no Brasil, mas no mundo inteiro”, disse Haddad, sobre Trump. “Causam pressão nos mercados emergentes, nos países endividados, na Europa. O dia amanheceu, no mundo, mais tenso, em função do que foi dito na campanha.”

Haddad disse existir uma diferença “entre o que foi dito e o que vai ser feito”, como já sido sido visto “no passado”, em relação ao primeiro mandato de Donald Trump, entre 2017 e 2021. 

“As coisas às vezes não se traduzem da maneira como foram anunciadas. E o discurso pós-vitória já é mais moderado do que o da campanha”, emendou o ministro.

O titular da Fazenda afirmou ser necessário “aguardar um pouquinho e cuidar da nossa casa”. “Cuidar do Brasil, cuidar das finanças, cuidar da economia para ser o menos afetado possível, qualquer que seja o cenário externo”, acrescentou.

Trump vence Kamala Harris

O republicano Donald Trump elegeu-se presidente dos Estados Unidos nesta quarta-feira, 6. A vitória é um marco na história da política norte-americana, porque é a segunda vez que um ex-presidente volta à Casa Branca depois de perder uma reeleição — só Grover Cleveland, 22º presidente do país, tinha conseguido façanha.

A campanha de 2024 ficou marcada por ameaças contra Donald Trump. Em julho, por exemplo, o republicano sofreu uma tentativa de assassinato quando discursava para apoiadores. 

Na ocasião, um ex-militante democrata subiu no telhado de um prédio, perto de onde Trump discursava, e atirou contra o republicano. Mirou a cabeça, acertou a orelha e acabou morto pelo Serviço Secreto. Apenas dois meses depois, outro indivíduo tentou assassinar Trump em um clube de golfe. Não conseguiu.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *