Nome de Arthur Lira (PP-AL) para ser seu sucessor conta, agora, com apoio de 15 siglas
O nome de Arthur Lira (PP-AL) para ser seu sucessor na presidência da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), recebeu nesta quarta-feira, 6, o apoio de mais três partidos.
Os partidos Solidariedade (5), PRD (5) e Rede (1) fecharam com Hugo Motta. Com as novas confirmações, o líder do Republicanos na Câmara já conta com o apoio de 15 legendas e se consolida como o candidato mais forte para suceder Lira.
O Solidariedade e o PRD anteriormente estavam mais alinhados com o candidato Elmar Nascimento (União Brasil-BA). Nas duas últimas semanas, as siglas decidiram apoiar o candidato de Arthur Lira.
A deliberação dos dois partidos ocorreu depois de a candidatura de Elmar Nascimento perder força e o próprio União Brasil já considerar apoiar o republicano. Caso a discussão interna da legenda se consolide, o nome de seu líder na Câmara será retirado da disputa.
Entre a semana passada e esta quarta-feira, as seguintes bancadas já tinham anunciado voto favorável ao candidato de Arthur Lira: PL (92), PT (68), PP (50), Republicanos (44), MDB (44), PSDB/Cidadania (17), PDT (18), PSB (14), Podemos (14), PCdoB (7) e PV (5).
Considerando o número total de cada bancada, Hugo Motta já contabiliza 384 votos. Se a eleição fosse hoje, já estaria eleito. Para se eleger presidente da Câmara dos Deputados, um deputado precisa obter a maioria absoluta dos votos, ou seja, no mínimo 257 votos dos 513 deputados.
Antonio Brito mantém candidatura para concorrer com Hugo Motta
O líder do PSD na Câmara, Antonio Brito (BA), afirmou que se mantém na disputa pela Presidência da Casa. A decisão foi anunciada em conversa com jornalistas na noite desta terça-feira, 5, depois de reunião com a bancada.
Antonio Brito declarou que a deliberação para continuar na disputa para a eleição da Câmara foi um posicionamento da bancada do PSD. No entanto, o parlamentar disse ter realizado uma “ponderação” sobre o assunto no encontro.
“Coloquei que deveríamos dialogar com o presidente Arthur Lira (PP-AL) e com o seu candidato, Hugo Motta (Republicanos-PB), a fim de manter as proporcionalidades que o PSD tem mantido na Casa”, destacou.
Embora não haja data marcada para este encontro, Antonio Brito sinalizou que voltará a se reunir com a bancada com o objetivo de delimitar os próximos passos de sua candidatura.
O parlamentar também anunciou que a bancada do PSD na Casa Baixa fechou, “por ampla maioria e unanimidade dos que estavam presentes” para a sua recondução como líder para o ano de 2025.