As audiências da MSNBC e da CNN caíram drasticamente após a vitória esmagadora do presidente eleito Donald Trump contra a vice-presidente Kamala Harris, anunciada nas primeiras horas da manhã de quarta-feira após a eleição.
De acordo com dados da Nielsen, a audiência na MSNBC na quinta-feira, durante a cobertura da vitória de Trump, somou um total diário de 596 mil espectadores. No cobiçado grupo demográfico de 25 a 54 anos, o canal atraiu apenas 71 mil espectadores, conforme reportado pelo Mediaite.
Na CNN, a cobertura da vitória de Trump ao longo do dia reuniu um total de 419 mil espectadores, com apenas 91 mil na faixa etária chave. Durante o horário nobre, o cenário foi ainda pior para ambas as redes, com a apresentadora Alex Wagner, da MSNBC, registrando a menor audiência de sua história e o programa de Chris Hayes atingindo seu pior público desde maio de 2016.
Comparado ao ano anterior, os números da MSNBC caíram 23%, enquanto a audiência da CNN despencou 40%.
Por outro lado, a cobertura contínua da vitória eleitoral e popular de Trump impulsionou a audiência da Fox News, que atraiu cerca de 2,6 milhões de espectadores na quinta-feira, com 375 mil na faixa etária chave. A audiência da Fox News aumentou mais de 60% em comparação ao ano anterior.
Na noite da eleição — entre 20h e 23h (horário de Nova York) — na terça-feira, a MSNBC superou a CNN pela primeira vez, cuja audiência foi praticamente reduzida à metade, com 5,1 milhões de espectadores, comparados aos 9,6 milhões que a CNN teve em 2020.
Entretanto, ambas as redes ficaram longe da audiência massiva da Fox News na terça-feira, que registrou 10,3 milhões de espectadores durante o horário nobre.
As redes ABC, NBC e CBS também registraram queda de audiência em comparação com a cobertura da eleição entre o então presidente Trump e Joe Biden em 2020, conforme reportado pelo Hollywood Reporter. A ABC teve 5,9 milhões de espectadores na terça-feira, uma queda de 6% em relação a quatro anos atrás. A NBC também registrou uma leve queda de 5%, com 5,51 milhões de espectadores para a cobertura da eleição entre Trump e Harris.
Porém, a CBS foi a mais afetada das três redes, com uma queda de 20% em sua audiência na noite da eleição, totalizando 3,61 milhões de espectadores em comparação a 2020.