A nova arma de Moraes para pressionar Kassab contra a anistia do 8/1

Em meio a debate sobre anistia, ministro Alexandre de Moraes mandou investigação contra Gilberto Kassab voltar para STF

Relator do inquérito do golpe no STF, o ministro Alexandre de Moraes tem em mãos nova arma para pressionar o presidente do PSD, Gilberto Kassab, a não apoiar o projeto da anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro.

No dia 19 de março, Moraes ordenou que uma investigação contra Kassab por corrupção passiva, caixa 2 e lavagem de dinheiro oriunda da Lava Jato retornasse para o STF a fim de ser relatada novamente pelo ministro.

O inquérito tinha sido enviado pelo próprio Moraes à Justiça Eleitoral de São Paulo em 2019. Em 2021, a denúncia do Ministério Público contra Kassab foi aceita pela Justiça, o que tornou o presidente do PSD réu no caso.

Agora, anos depois, Moraes mandou a investigação contra Kassab voltar novamente para suas mãos no STF. A decisão tem por base a recente mudança de entendimento da Corte sobre a prerrogativa de foro.

Pelo novo entendimento do Supremo, o foro privilegiado segue valendo mesmo após a autoridade deixar o cargo ou o mandato, em casos que envolvam crimes cometidos durante o exercício da função e em razão dela.

O inquérito em questão investiga o suposto recebimento por Kassab de R$ 16 milhões de propina da JBS em troca de apoio político. O cacique diz ter recebido o valor por serviços empresariais prestados quando estava fora do setor público.

Arma contra anistia

Nos bastidores, fontes do Judiciário viram o novo despacho de Moraes como uma forma de pressionar Kassab e o partido comandado por ele a não apoiar o projeto da anistia, conforme lideranças do PSD têm sinalizado.

Como a coluna noticiou recentemente, Kassab se reuniu em fevereiro com Jair Bolsonaro para discutir o apoio da legenda à anistia. O encontro ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

“Há poucos dias tinha um velho problema e resolvi com o Kassab, em São Paulo. Ele está ao nosso lado com a sua bancada para aprovar a anistia em Brasília. Todos os partidos estão vindo”, disse Bolsonaro no que ocorreu em Copacabana dia 16 de março.

Crédito Metrópoles

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Respostas de 3

  1. Esse DEMÔNIO adora usar de chantagem para ganhar imunidade sobre seus crimes. Não fosse isso, jamais teria sido ministre de temer e Marcela.

  2. Seria bom tratar o Xandeco como como Sr “Inspetor de Quateirão “ pois deixou há muito tempo a função de ministro ou magistrado .

  3. Quem vai abrir processo conta ALEXANDRE DE MORAES pelos abusos cometidos, manipulação de resultados processuais (aqui temos claramente um caso de VENDA DE SENTENÇA, pois, ao mandar desarquivar um processo, admite que valeu-se de alguma forma da decisão).
    Quem está vendendo (mercenário) sua decisão?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *