Pesquisar
Close this search box.

A União Europeia Ameaça Musk por Entrevista com Trump; Musk Responde com Meme

Foto - getty images

A União Europeia ameaçou o proprietário da plataforma X, Elon Musk, na segunda-feira, antes de sua entrevista com o candidato republicano à presidência, Donald Trump, alertando que ele precisa censurar conteúdo potencialmente “prejudicial” ou sua empresa poderá ser punida.

O chefe da indústria da UE, Thierry Breton, afirmou em sua carta que o aviso estava sendo feito porque usuários do X promoveram conteúdo na plataforma de mídia social sobre os eventos perturbadores que vêm ocorrendo no Reino Unido, envolvendo migrantes e grandes gangues muçulmanas.

“Sinto-me compelido a lembrar das obrigações de diligência devida estabelecidas na Lei de Serviços Digitais (DSA)”, disse Breton. “Como a entidade individual que controla uma plataforma com mais de 300 milhões de usuários em todo o mundo, dos quais um terço está na UE, que foi designada como uma Plataforma Online Muito Grande, você tem a obrigação legal de garantir a conformidade do X com a lei da UE e, em particular, com a DSA na UE.”

Breton afirmou que o X deve garantir que “medidas de mitigação eficazes sejam implementadas em relação à amplificação de conteúdo prejudicial em conexão com eventos relevantes, incluindo transmissões ao vivo, o que, se não for tratado, pode aumentar o perfil de risco do X e gerar efeitos prejudiciais no discurso cívico e na segurança pública.”

“Isso é importante no contexto de exemplos recentes de distúrbios públicos causados pela amplificação de conteúdo que promove ódio, desordem, incitação à violência ou certos casos de desinformação”, acrescentou.

Breton observou que a UE já tem um caso contra o X e que, se Musk não tomar medidas para restringir a liberdade de expressão em sua entrevista com Trump, a UE poderá adicionar mais evidências contra ele no processo.

“Como o conteúdo relevante é acessível para usuários da UE e está sendo amplificado também em nossa jurisdição, não podemos excluir potenciais repercussões na UE”, afirmou. “Portanto, estamos monitorando os potenciais riscos na UE associados à disseminação de conteúdo que possa incitar violência, ódio e racismo em conjunto com eventos políticos ou sociais importantes ao redor do mundo, incluindo debates e entrevistas no contexto das eleições.”

Musk respondeu diretamente ao post de Breton no X, onde o chefe da UE havia compartilhado a carta.

“Para ser honesto, eu realmente queria responder com esse meme do ‘Trovão Tropical’, mas eu NUNCA faria algo tão rude e irresponsável!” escreveu Musk.

Musk incluiu o meme que mostrava uma fala do filme “Trovão Tropical” que dizia: “Dê um grande passo para trás e literalmente vá se f****!”

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *