Na noite da última terça-feira (11), manifestantes entraram em confronto físico com a equipe de segurança ao tentar entrar na blue zone, espaço de negociações oficial da Cúpula
O presidente da COP30, André Corrêa do Lago comentou, nesta quarta-feira (12), a invasão que aconteceu na última noite, de um grupo de manifestantes na blue zone — espaço de negociações oficiais da Cúpula.
“O incidente de ontem é uma coisa que acontece em um país democrático como o Brasil”, disse rapidamente a jornalistas ao sair de uma coletiva de imprensa.
Na ocasião, os manifestantes entraram em confronto físico com a equipe de segurança do local. Alguns seguranças ficaram feridos e foram levados para a área médica do evento.
Corrêa do Lago reconheceu ter ocorrido um certo “excesso” na situação, mas pontuou que esta é, de acordo com ele, “a COP mais inclusiva”.
“Então as pessoas têm pleno espaço para manifestar todas as suas reticências, discordâncias, dificuldades”, afirmou.
“Há espaço para isso, é uma COP super inclusiva e, portanto, nós achamos que quanto mais tiver um bom debate tranquilo vai ser muito bom e eu acho que tem espaço para isso”, completou.





