Foto - Imagens Getty
O influente deputado democrata da Califórnia, Adam Schiff, pediu ao presidente Biden que desistisse da corrida de 2024 na quarta-feira.
“Uma segunda presidência de Trump minará os próprios alicerces da nossa democracia, e tenho sérias preocupações sobre se o presidente poderá derrotar Donald Trump em novembro”, disse ele em comunicado à Fox News Digital.
Schiff foi selecionado como um dos “dois primeiros” vencedores das primárias do Senado na Califórnia. O vencedor da corrida para o Senado ocupará o lugar da falecida senadora Dianne Feinstein.
Schiff enfrentará o candidato republicano Steve Garvey, ex-jogador profissional de beisebol, em novembro. A corrida é considerada “Sólida Democrática” pelo apartidário Cook Political Report, dando a Schiff uma vantagem sobre seu oponente.
O democrata da Câmara elogiou as realizações de Biden durante o mandato, afirmando: “Joe Biden foi um dos presidentes mais importantes da história de nossa nação, e sua vida inteira de serviço como senador, vice-presidente e agora como presidente tornou nosso país melhor.”
“Mas a nossa nação está numa encruzilhada”, alertou o representante da Califórnia.
Schiff observou que a retirada de Biden da disputa é uma escolha do presidente, mas acrescentou: “Acredito que é hora de ele passar a tocha”.
Ele também sugeriu que Biden “garantiria seu legado de liderança, permitindo-nos derrotar Donald Trump nas próximas eleições” se seguir o conselho de abandonar a disputa.
Foto AP/Manuel Balce Ceneta
“Mas não se engane, quem quer que nosso partido nomeie, ou se a nomeação permanecer com o presidente, farei tudo o que puder para ajudá-los a ter sucesso”, deixou claro o democrata da Califórnia. “Há apenas um objetivo singular: derrotar Donald Trump. Os riscos são demasiado elevados.”
O anúncio de Schiff fez dele o 20º congressista democrata a instar Biden a abandonar a disputa. Ele também é o democrata mais proeminente da Câmara a fazê-lo.
Outros no Congresso que pediram que Biden desistisse das eleições de 2024 são os representantes democratas: Earl Blumenauer do Oregon, Ed Case do Havaí, Angie Craig de Minnesota, Lloyd Doggett do Texas, Raul Grijalva do Arizona, Jim Himes de Connecticut, Mike Levin da Califórnia, Seth Moulton de Massachusetts, Scott Peters da Califórnia, Brittany Pettersen do Colorado, Mike Quigley de Illinois, Pat Ryan de Nova York, Brad Schneider de Illinois, Hillary Scholten de Michigan, Mikie Sherrill de Nova Jersey, Adam Smith de Washington , Eric Sorensen de Illinois, Greg Stanton do Arizona e o senador Peter Welch, D-Vt.
Foto - Imagens Getty
A declaração de Schiff pedindo a Biden que abandonasse a corrida surge um dia depois de uma reportagem segundo a qual ele disse aos doadores em privado: “Acho que se ele for o nosso candidato, creio que perdemos”, em referência ao presidente.