Advogado do Rumble faz alerta sobre ordem de Moraes contra cidadã dos EUA

Para Martin de  Luca, a medida ameaça a liberdade de expressão nos Estados Unidos

O advogado Martin De Luca, representante da Trump Media e do Rumble no Brasil, questionou uma ordem de prisão emitida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), contra uma brasileira que vive nos EUA e possui cidadania norte-americana.

De Luca compartilhou uma publicação em que Flávia Magalhães expõe o mandado de prisão expedido contra ela por causa de postagens no X com críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ministro Alexandre de Moraes.

O mandado de prisão é do dia 8 de fevereiro de 2024, mesma data em que Moraes mandou prender Filipe Martins, ex-assessor especial do ex-presidente Jair Bolsonaro. Flávia tornou pública a ordem de Moraes no X, na sexta-feira 5.

Na publicação, Flávia marcou os perfis oficiais da Presidência dos EUA e do secretário de Estado, Marco Rúbio.

No mandado, Moraes cita as duas versões do nome de Flávia: a versão brasileira (Flávia Cordeiro Magalhães) e a versão alterada depois da obtenção da cidadania norte-americana (Flávia Magalhães Soares).

@POTUS
@SecRubio

This is the arrest warrant Alexandre de Moraes issued in my name for my comments on Twitter.

He, not thinking that was enough, issued it in my name as a US citizen.

If you read to the end, you’ll see that he issued an arrest warrant for FLAVIA MAGALHAES… pic.twitter.com/L10JbQKADh— Flavia Magalhães (@FlaviaMSoares76) September 6, 2025

De Luca cita risco para os EUA caso a ação fique sem resposta

De acordo com o advogado, se o governo Trump não reagir a esse tipo de medida imposta pelo magistrado brasileiro, “qualquer usuário dos EUA poderá estar a uma postagem de distância de ter um mandado de prisão internacional emitido contra ele”.

“Este é um juiz da Suprema Corte de uma grande democracia emitindo um mandado de prisão internacional por discurso feito sob a proteção da Constituição dos EUA”, destaca De Luca.

A U.S. citizen posted on X from her home in Florida. The speech didn’t violate X terms of service nor U.S. law but was highly critical of @LulaOficial and Brazil’s Supreme Court Justice Alexandre de Moraes.

Moraes responded with an arrest warrant and preventive detention order… https://t.co/zG4pUmvI9a— Martin De Luca (@emd_worldwide) September 6, 2025

Moraes foi processado nos EUA como pessoa física

No fim de agosto, durante entrevista ao programa Show da Manhã, da plataforma Fio Diário, De Luca revelou ter processado Moraes como pessoa física nos EUA, porque, segundo o advogado, o ministro violou leis dos Estados Unidos e tratados internacionais

O advogado explicou que, ao emitir ordens por e-mail para que o Rumble censurasse perfis, o ministro descumpriu o rito legal e feriu a soberania dos EUA.

Crédito Revista Oeste

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *