Foto: Reprodução
Órgão pede que o influenciador seja obrigado a publicar o direito de resposta da União sobre a atuação das Forças Armadas na tragédia
Após publicar vídeos alegando que as Forças Armadas estavam inativas diante da calamidade pública e fazer postagens sobre a Secretaria da Fazenda do RS bloqueando caminhões de doação, o influenciador Marçal foi alvo de um pedido na Justiça Federal de Barueri (SP), onde reside.
A Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD), vinculada à AGU, solicitou que Marçal publique uma resposta da União em seus perfis no Instagram, TikTok e Facebook, contendo informações sobre o trabalho dos militares na emergência.
A ação destacou que as Forças Armadas têm estado ativamente envolvidas no resgate, atendimento médico, transporte de equipes e doações, reunindo, segundo informaram, quase 12 mil militares, além de embarcações, veículos, aeronaves e helicópteros.
A AGU ressalta a necessidade do direito de resposta para esclarecer conteúdos e manter a integridade da informação. Segundo a petição Marçal dissemina deliberadamente informações falsas, tendo um grande alcance nas redes sociais, com 8,4 milhões de seguidores apenas no Instagram. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou que a Polícia Federal será acionada para investigar as mentiras relacionadas à tragédia no Rio Grande do Sul, com um inquérito já aberto para esse fim.
Respostas de 4
É o fim da picada
Certamente, não vão querer ouvir as testemunhas dessas acusações. Mas, vídeos é o que não falta!
Governo não aceita que outras façam o q é obrigação falha do.govetno federal. Quer que o povo morra sentado esperando ajuda insuficiente e daí o.povo vai a luta e põe o pé na água. Aí desgoverno se ofende. Ridículo!! Falta do que fazer??? Põe o pé na água !!!Planalto.melancias.””””.jet Sky não pode ser usado em alagamento, só na praia,”””e os remédios parados e os doentes aguardando liberação. E as multas DRF dos caminhões agira serão anuladas! Sacocheio de tanta incompetência, irresponsabilidade e gastança com supérfluos. O E A e Deus esta vendo tudo. – O que será que o burro está pensando???
Não saem para mover uma palha e ajudar a cidadania exposta ao desastre no RS, mas ir atrás de quem aponta as mazelas é instantâneo. Mexeu com um estafeta, mexeu com todos. KKKK.
E afinal o que vem a ser esta Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia?? Mais um cabidão? Não basta a polícia e o judiciário?